No STB intercâmbio para maiores de 30 anos é tendência

Data: 18/09/2009
Fonte: RP1 Comunicaçãp

Experiência nesta idade é indicada para quem ainda não é fluente na língua inglesa e precisa se manter no mercado de trabalho ou busca novos conhecimentos.

Ao contrário dos jovens que buscam intercâmbio apenas para ampliar seu domínio da língua inglesa com o objetivo de entrar no mercado de trabalho, os profissionais com mais de 30 anos estão preocupados em adquirir mais e novas experiências, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam o idioma e garantem maior estabilidade na vida profissional. Pensando neles, o STB – Student Travel Bureau criou programas diferenciados que unem viagem e estudo, ideais para quem já tem experiência de vida, mas não se cansou de aprender. De um ano pra cá, a procura por estes cursos aumentou em 80% na operadora.

Segundo a diretora-executiva do STB, Santuza Bicalho, os cursos mais procurados por estes profissionais são os de idiomas e os combinados com atividades culturais ou esportivas, como italiano com culinária, espanhol com flamenco, inglês com golfe ou com degustação de vinhos. ”Porém, o maior crescimento nesta faixa etária ainda é dos cursos de idiomas, sem atividades complementares”, afirma.

Em relação aos cursos combinados, Santuza explica que esse tipo de intercâmbio atrai pessoas mais experientes, que não estudaram inglês quando jovens, devido à indisponibilidade de tempo ou dinheiro. Hoje, com mais tranquilidade, elas podem fazer parte de um intercâmbio e unir estudo com algum hobby. “O STB procura oferecer programas adequados a cada tipo de profissional e de perfil, conforme as necessidades, formando grupos de cursos combinados com pessoas de interesses em comum e entre a mesma faixa de idade”, completa.

No que se refere à acomodação há opções em casas de família, que geralmente incluem café da manhã e jantar, residência estudantil, apartamentos ou quartos em hotéis. Existem ainda escolas que oferecem acomodação diferenciada, em mansão com vista para o Mar Mediterrâneo, como o Malaca Instituto, em Málaga, na Espanha.

Santuza esclarece ainda que os interessados em realizar uma viagem deste formato devem se programar e ficar abertos para experiências completamente novas, escolhendo um curso e país que mais tenha a ver com o seu estilo de vida. “É importante lembrar ainda de analisar questões como clima, cultura, costumes sociais e religiosos de onde for estudar, contando é claro, sempre com a ajuda de guia ou de quem entende de viagens e intercâmbio”, recomenda a executiva.

A seguir, algumas opções de cursos:

País: África do Sul
Cidade: Cape Town
Escola: CCC – CAPE Comunication Center
Tipo de curso: inglês
Duração do curso: 4 semanas / 20 aulas por semana
Acomodação: suíte dupla, em residência estudantil
Refeições: café da manhã
Valor: a partir de US$ 1.729,00 (somente a parte terrestre) +RS$ 215,00 (taxa de matrícula STB)

País: Estados Unidos
Cidade: Boston
Escola: NESE
Tipo de curso: curso de inglês intensivo com opção de workshops em áreas específicas
Duração: 4 semanas
Carga horária semanal: 22,5 horas por semana
Acomodação: Lee Hall (acomodação especial para pessoas com mais de 30 anos)
Plano de refeições: 14 refeições por semana
Valor: a partir de US$ 4.167,89 + RS$ 215,00 (taxa de matrícula STB)

País: Inglaterra
Cidade: Londres
Escola: International House London
Tipo de curso: inglês
Duração: 4 semanas
Carga horária semanal: 20 aulas por semana (£ 1100) ou 20 aulas por semana + 10 aulas particulares (£ 1770,00)
Acomodação:
- Casa de família, em quarto individual, com meia pensão (café da manhã e jantar): £ 700,00 (em média a 40 minutos da escola)
- Casa de família executiva, em quarto individual com banheiro privativo, com meia pensão (café da manhã e jantar): £ 1020,00 (em média a 40 minutos da escola)
- Residência estudantil, em quarto individual com banheiro privativo, sem refeições: £ 1217,00 (20 minutos de metrô da escola)
- Apartamento estúdio para duas pessoas em Covent Garden: £ 2744,00 (a pé da escola)

País: Espanha
Cidade: Malaga
Escola: Malaca Instituto
Tipo de curso: espanhol intensivo
Duração do curso: 4 semanas
Acomodação: residência estudantil, em quarto individual, em uma mansão com vista para o Mar Mediterrâneo
Plano de refeições: café da manhã
Valor: a partir de EUR 2.038,00 + RS$ 215,00 (taxa de matrícula STB)

País: Japão
Cidade: Kanazawa
Escola: Eurocentres
Tipo de curso: japonês
Duração do curso: 4 semanas
Acomodação: quarto individual em casa de família
Plano de refeições: meia pensão (café da manhã e jantar)
Valor: a partir de R$ 9.658,83 (somente a parte terrestre)

Mais informações: (11) 3038-1555 ou o site www.stb.com.br

Fundado em 1971, o STB é a maior empresa brasileira especializada em turismo jovem e educação internacional. Possui 60 lojas no Brasil, além de uma loja em Sydney, e escritórios na Austrália e na Nova Zelândia para operação do programa High School. Embarca anualmente cerca de 48 mil jovens. Além de intercâmbio cultural para adolescentes e cursos de idiomas para os mais diferentes públicos, oferece programas de extensão universitária, viagens, experiências internacionais de trabalho, programas au pair, recrutadora exclusiva para os programas de trabalho da Disney no Brasil, assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte no mundo todo e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).