STB destaca vantagens das viagens de trem entre países europeus

Data: 30/06/2009

Quem viaja pelo mundo já sabe que os passes de trem são uma das melhores formas de percorrer a Europa. O STB - Student Travel Bureau, que comercializa bilhetes de trem e passagens aéreas para destinos europeus, com diferenciais para cada faixa etária e para quem viaja sozinho ou em grupo, faz um comparativo das vantagens e desvantagens das viagens de trem ou avião entre esses países.

Segundo o gerente de Travel do STB, Henrique Braga, na Europa existem 240 mil quilômetros de trilhos conectando 20 países, com muita praticidade e vantagens para os viajantes. "Há opções para diversos perfis de viagens: dias corridos ou intercalados dentro do período de dois meses; passes globais, que permitem percorrer até 20 países; passes nacionais, que atendem diversos trechos dentro de um único país; passes para grupos que farão o mesmo roteiro, ou até mesmo passes regionais, ideais para quem pretende explorar uma região da Europa em particular", relata o executivo.

Braga ressalta ainda outras vantagens das viagens de trem: geralmente as estações situam-se próximas aos centros das cidades, facilitando o deslocamento. Além disso, menores de 26 anos pagam tarifas reduzidas. "A viagem de trem é inusitada e atrai muito os brasileiros. Sempre orientamos nossos clientes sobre as alternativas mais adequadas ao número de dias e destinos que desejam percorrer, garantindo desta forma a melhor relação custo-benefício", explica.

Em relação às viagens de avião, o executivo informa que companhias áreas de cada país geralmente oferecem tarifas promocionais, entretanto, ele lembra que, nesse meio de transporte, lanches e bagagens extras são cobrados à parte. "Além disso, os aeroportos ficam distantes dos centros. Dessa forma, deve-se fazer a conta do deslocamento até a cidade para saber se vale a pena ir de avião", orienta. Ele lembra ainda que os trens são mais ecológicos, pois poluem oito vezes menos que o avião.

Braga também adverte para o risco de comprar passes fora do Brasil, pela internet. "Comprar no Brasil é mais seguro, sobretudo, se for vendido por uma loja especializada. Os preços são diferenciados e mais baratos do que as opções 'trecho-a-trecho' que podem ser compradas ao longo da viagem. Além disso, a utilização dos passes de trem garante liberdade, flexibilidade de rotas e horários, rapidez, conforto, segurança e tranquilidade", explica.

Há ainda opções de viagens em trens panorâmicos, com janelas que permitem ao passageiro curtir os detalhes de paisagens da Noruega, da Áustria, da Suíça e da Itália; os de alta velocidade, que podem chegar a até 350 km/h, e, ainda, os noturnos, que proporcionam ao viajante economia de tempo e dinheiro, já que o trecho é percorrido enquanto se dorme e, assim, poupando a noite em um hotel.

Mais informações: (11) 3038 -1508 ou www.stb.com.br

Fundado em 1971, o STB é a maior operadora de turismo jovem e estudantil do País. Possui 60 lojas no Brasil, além de uma loja em Sydney, e escritórios na Austrália e na Nova Zelândia para operação do programa High School. Embarca anualmente cerca de 48 mil jovens. Além de intercâmbio cultural para adolescentes e cursos de idiomas para os mais diferentes públicos, oferece viagens, experiências internacionais de trabalho, programas au pair, assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte no mundo todo e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: