Países não convencionais despontam no STB como destinos para estudo em high school

Data: 03/02/2014

Interesse de brasileiros por programas de ensino médio na Alemanha, Escandinávia e França aumentou 30% em 2013

STB – Student Travel Bureau, líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional, registrou no ano passado alta de 30% na demanda dos brasileiros pelos programas de ensino médio na Alemanha, França e nos países nórdicos Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega. Além da segurança e da qualidade de vida, esses destinos oferecem o melhor sistema educacional do mundo, aliado aos preços convidativos oferecidos pelas escolas. O valor anual de um programa em escola pública em um país escandinavo, por exemplo, sai por € 5.847,00, incluindo curso, acomodação e alimentação em casa de família.

Segundo a gerente de High School do STB, Renata Santana, um dos principais motivos desse crescimento é que o aprendizado de um segundo ou terceiro idioma como alemão ou francês, atrelado à experiência internacional, conta pontos no futuro profissional do jovem. Tratando-se de multinacionais, por exemplo, esse pode ser fator determinante no momento da contratação.

“O estudante internacional desenvolve senso de responsabilidade, raciocínio crítico e autoconfiança, e traz na bagagem não apenas a fluência, mas a tolerância e o conhecimento aprofundados de outras culturas, o que lhe permitirá maior jogo de cintura no futuro profissional”, salienta Renata. A experiência permite ainda contato com intercambistas de várias partes do mundo e a possibilidade de conhecer outros países europeus, uma vez que as escolas organizam viagens em grupo.

O programa de ensino médio é destinado a jovens entre 14 e 18 anos, que tenham nível de inglês intermediário, maturidade, flexibilidade e capacidade de adaptação, e tolerância em relação às diferenças culturais. Quanto à acomodação, o aluno fica hospedado em casa de família, o que proporciona maior integração com a cultura local e mais tranquilidade aos pais. Todas as opções incluem café da manhã e jantar. As aulas são ministradas no idioma do país escolhido, e os primeiros embarques serão feitos em agosto.

Para facilitar a adaptação, Renata aconselha os pais a conversarem com os filhos sobre possíveis diferenças culturais, evitando a confusão entre saudade de casa e dificuldade de integração. “É importante acostumar o filho com afazeres domésticos, como arrumar a cama e manter o quarto organizado”, sugere a executiva.

Relato de intercambista

Um exemplo é o caso do estudante gaúcho Raphael Zilberknop Mendes, de 18 anos, que estudou por dez meses na cidade de Krefeld, na Alemanha, em 2012. Para ele, o apreço pelo país e a possibilidade de vivenciar uma cultura importante foram fatores decisivos para a escolha desse destino. “Fazer parte do cotidiano da comunidade europeia, compartilhar experiências com colegas de diferentes nacionalidades e culturas, aprender a me virar sozinho e falar alemão foi um processo enriquecedor que mudou minha visão sobre o mundo e contribuiu para  meu amadurecimento”, afirma o estudante.

Confira algumas opções de estudos:

Alemanha
High School Public
Cidade: em qualquer região da Alemanha
Duração: um semestre letivo – valor: € 5.780,00+ taxas
Duração: um ano letivo – valor: € 7.603,00 + taxas

High School Private
Cidade: em qualquer região da Alemanha
Duração: um semestre letivo – valor: € 9.500,00 + taxas
Duração: um ano letivo – valor: € 18.000,00 + taxas

França
High School Public
Cidade: em qualquer região da França
Duração: um semestre letivo – valor: € 4.725,00 + taxas
Duração: um ano letivo – valor: € 5.993,00+ taxas
Inclui curso e acomodação em casa de família com meia pensão (café da manhã e jantar).

Escandinávia
Cidade: a colocação é feita em diversas regiões da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Noruega
Escola: escolas públicas
Duração: um semestre ou um ano acadêmico
Acomodação: casa de família
Plano de refeições: café da manhã e jantar durante a semana e três refeições durante o fim de semana
Valor (somente a parte terrestre): a partir de € 5.167,00 (semestre) e € 5.847,00 (anual)

Mais informações: www.stb.com.br.

STB é líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional. Fundado em 1971, tem mais de 70 lojas no Brasil, além de unidade na Austrália. Anualmente, mais de 60 mil jovens viajam nos programas do STB, como cursos de idiomas, extensão universitária, experiência de trabalho, au pair e turismo. Recrutador exclusivo no Brasil para os programas de trabalho da Disney, o STB oferece suporte completo nas viagens, como assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).

Em 2010, o STB foi agraciado com o título de Embaixador da Excelência da Educação Suíça no Brasil e eleito pelos leitores da revista Viagem e Turismo como a melhor operadora de cursos no exterior do País. Em 2011, o Blog do Embaixador STB (www.embaixadorstb.com.br) foi eleito o melhor na categoria Viagens e Turismo, pelo júri acadêmico do Top Blog 2011. Já em 2012, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o Top of Mind no segmento de cursos no exterior, segundo pesquisa Ibope Inteligência/VT, e também foi vencedor na categoria Turismo Educacional do prêmio Top Educação 2012/2013 – as marcas mais lembradas.

STB nas redes sociais:
Facebook STB.Brasil