STB inicia inscrições para intercâmbio voluntário na China

Data: 20/01/2014

Participante vai trabalhar em orfanato voltado a deficientes visuais, ensinar inglês para as crianças
e tornar-se embaixador cultural nesse país

STB – Student Travel Bureau, líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional, anuncia abertura de inscrições para o Volunteer Program China. Regulamentado pelo governo chinês e criado em parceria com organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de crianças deficientes visuais residentes em orfanato próximo a Pequim, o programa é voltado a jovens que desejam melhorar o mundo por meio de suas atitudes e buscam uma experiência enriquecedora. Com duração de aproximadamente três meses, o programa tem início nas seguintes datas: 26/04, 29/06, 27/09 e 29/12.

Segundo a gerente de Intercâmbios de Trabalho do STB, Rosana Lippi, programas de intercâmbio voluntário são dirigidos a pessoas independentes que procuram uma experiência de trabalho no exterior para desenvolvimento profissional e social e, com isso, enriquecer o currículo. “Os ganhos desse tipo de intercâmbio são inúmeros: crescimento pessoal, imersão cultural, possibilidade de praticar o inglês em ambientes formais e informais, e ainda transmitir um pouco da cultura ocidental a população chinesa”, afirma.

Além da boa relação custo x benefício, uma vez que o participante vai morar no alojamento do orfanato, localizado em uma fazenda autossustentável, a 30 km de Pequim, o Volunteer Program China oferece uma hora semanal de aula de mandarim, almoço e jantar, desenvolvimento de competências que fazem toda a diferença no mercado de trabalho: flexibilidade, capacidade de negociação e adaptação. Há ainda a oportunidade de fazer novos amigos de várias partes do mundo e de viajar pela China nos períodos de folga.

O participante será considerado um embaixador cultural e deverá encarar o programa com seriedade e responsabilidade e deve ter paixão pelo que faz.

Pela manhã, ele dará aula de inglês para as crianças e à tarde vai ajudá-las nas atividades do orfanato, como caminhada e passeio de bicicleta, além de colher ingredientes frescos para o jantar e cuidar dos animais. Durante a noite, deverá contar histórias, cantar e brincar com as crianças. Além disso, o voluntário ajudará na captação de recursos e patrocínios para o orfanato e organizará atividades extracurriculares para os órfãos.

Rosana explica que as condições do trabalho voluntário são estabelecidas diretamente entre a organização estrangeira e o candidato, e este deverá seguir suas regras. “Portanto, recomendamos uma autorreflexão para que o candidato tenha certeza de que está entrando na experiência adequada a seus objetivos, pois cada participante tem uma vivência singular”, salienta a executiva.

Para participar, o interessado deve ter no mínimo 21 anos, ensino médio completo com boas notas ou, preferencialmente, estar cursando graduação ou pós-graduação, ou, ainda, ser recém-formado, e contar com nível de inglês intermediário ou avançado, atestado pelo STB. Além disso, deverá demonstrar maturidade, sensibilidade cultural, vontade de aprender novas culturas, capacidade para lidar com desafios e comprovar que possui fundos para se manter durante o programa. Também é desejável que o candidato tenha experiência de trabalho voluntário, com crianças, em escolas e em viagens internacionais.

Em relação à acomodação, o voluntário ficará em quarto compartilhado com outros participantes, que inclui cozinha, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupas, acesso a internet wi-fi e telefone para receber ligações.

O que está incluído:

• Entrevistas para verificar nível de inglês e orientação do STB durante o processo;
  • Intermediação entre candidato e organização/empresa para colocação inicial;
  • Busca de vaga de trabalho voluntário em um orfanato;
  • Carta necessária para Visto F (Business);
  • Acomodação compartilhada com outros participantes do programa;
  • Aulas semanais de mandarim, em grupo;
  • Manual de orientação pré-embarque oferecida pela organização;
  • Transfers de chegada e saída do aeroporto na China;
  • Orientação inicial e almoço de boas- vindas;
  • Materiais;
  • Almoço e jantar oferecidos na cantina do orfanato;
  • City tour por Pequim;
  • Informações, com sugestões sobre viagens e excursões;
  • Suporte no Brasil e na China;
  • Certificado de conclusão do programa, para participantes que tiverem 100% de aproveitamento.

O que não está incluído:

• Passagem aérea;
  • Transporte local;
  • Café da manhã;
  • Despesas com o visto;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro médico;
  • Excursões;
  • Renovação do visto;
  • Aulas extras ou curso diferenciado de mandarim (valor dependerá do curso escolhido).

Mais informações: www.stb.com.br.

STB é líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional. Fundado em 1971, tem mais de 70 lojas no Brasil, além de unidade na Austrália. Anualmente, mais de 60 mil jovens viajam nos programas do STB, como cursos de idiomas, extensão universitária, experiência de trabalho, au pair e turismo. Recrutador exclusivo no Brasil para os programas de trabalho da Disney, o STB oferece suporte completo nas viagens, como assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).

Em 2010, o STB foi agraciado com o título de Embaixador da Excelência da Educação Suíça no Brasil e eleito pelos leitores da revista Viagem e Turismo como a melhor operadora de cursos no exterior do País. Em 2011, o Blog do Embaixador STB (www.embaixadorstb.com.br) foi eleito o melhor na categoria Viagens e Turismo, pelo júri acadêmico do Top Blog 2011. Em 2012, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o Top Of Mind no segmento de cursos no exterior, segundo pesquisa Ibope Inteligência/VT, e também foi vencedor na categoria Turismo Educacional do prêmio Top Educação 2012/2013 – as marcas mais lembradas. Em 2013, pelo quarto ano consecutivo, a marca recebeu o Top Of Mind Universitário de Pernambuco.

STB nas redes sociais:
Facebook STB.Brasil