Procura por cursos para aperfeiçoamento da carreira aumenta 40% no STB

Data: 27/05/2013

Procura por cursos para aperfeiçoamento da carreira aumenta 40% no STB

Aprimoramento pessoal e cultural impulsiona estudantes a buscar educação internacional antes mesmo da graduação no Brasil e também jovens profissionais que desejam upgrade no currículo

Nos últimos dois anos, o STB – Student Travel Bureau registrou alta de 40% na demanda por cursos para aperfeiçoamento da carreira. Segundo o líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional, esse crescimento é cada vez mais estimulado pela preocupação de estudantes que, ainda na faculdade, buscam alternativas educacionais que proporcionem um diferencial em sua formação e, também, de jovens profissionais, acima dos 25 anos, focados em impulsionar a carreira.

De acordo com a gerente de Cursos do STB, Marcia Mattos, programas voltados para as áreas de marketing, negócios, finanças, esporte e moda lideram a preferência dos brasileiros. “Os cursos de extensão universitária são ideais para esse público, pois além de desenvolver a fluência no idioma na área de interesse, formar importante network com pessoas e empresas do mundo inteiro, garantem upgrade ou update no currículo”, afirma.

Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes brasileiros a partir dos 25 anos é decidir entre extensão universitária e pós-graduação fora do País.  Ambas são interessantes. Antes de escolher, porém, é preciso ficar atento ao segmento de atuação e às expectativas em relação ao aprendizado. “O mercado de trabalho nacional ainda trata as duas opções como se fossem iguais. Por esse motivo é preciso analisar qual modalidade trará mais benefícios para cada tipo de carreira”, avalia a executiva.

A seguir, as diferenças entre extensão e pós no exterior:

Extensão universitária
O que é: curso ministrado por grandes universidades internacionais com professores top em suas respectivas áreas
Duração: três meses a um ano
Objetivo: permite ao aluno aperfeiçoar ou se atualizar em algum aspecto de sua rotina de trabalho, ou ainda obter conhecimentos em outros segmentos de atuação. Há cursos em business, marketing, finanças, hotelaria, gastronomia, moda, direito etc. É indicado para quem quer upgrade na carreira
Nível de inglês: intermediário para avançado

Pós-graduação
O que é: curso de longa duração, em universidades específicas da área de conhecimento do aluno. O estudante costuma sair graduado com o MBA
Duração: um a três anos
Objetivo: é mais amplo, voltado para quem deseja aprofundar conhecimentos na área ou seguir carreira em ensino e pesquisa. O curso, com foco em diversos campos do conhecimento, permite ao estudante complementar sua formação no exterior em programas de estágio ou trabalho, além de promover mudanças na carreira na volta ao Brasil
Nível de inglês: avançado

Confira as opções do STB:

País: EUA
Cidade: San Diego
Escola: Universidade da Califórnia
Curso: marketing voltado a profissionais que desejam se aprofundar na área
Pré-requisitos: TOEFL, currículo e diplomas traduzidos e cópia do passaporte
Acomodação: quarto individual em casa de família
Duração: quatro meses
Datas: 4/9
Preço: a partir de US$ 13.650 (o curso) + US$ 3.400 (a acomodação)

País: Austrália
Cidade: Sydney
Escola: Australian College of Physical Education (ACPE)
Curso: Sport Administration, voltado a profissionais do ramo que desejam se preparar para receber os grandes eventos esportivos no Brasil
Pré-requisitos: dois semestres completos em universidade + exame oficial de inglês
Acomodação: quarto individual em residência estudantil
Duração: seis meses
Preço: a partir de AUS 10.740 (o curso) + AUS 1.200 (a acomodação)

País: EUA
Cidade: Berkeley
Escola: University of California Berkeley
Curso: Marketing, voltado a profissionais que desejam se aprofundar na área
Pré-requisitos: TOEFL, currículo e diplomas traduzidos e cópia do passaporte
Acomodação: residência estudantil
Duração: quatro meses
Preço: a partir de US$ 13.650 (o curso) + US$ 3.400 (a acomodação)

País: Itália
Cidade: Milão
Escola: Istituto Marangoni
Curso: Master in Fashion & Luxury Brand Management
Pré-requisitos: exame oficial de inglês/portfólio/tradução do diploma
Acomodação: quarto individual em apart hotel
Duração: nove meses
Preço: a partir de € 24.500 (o curso) + € 3.000 (a acomodação por mês) + R$ 387,00 (taxa de atendimento STB)

Mais informações: www.stb.com.br

STB é líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional. Fundado em 1971, tem mais de 70 lojas no Brasil, além de unidade na Austrália. Anualmente, mais de 60 mil jovens viajam nos programas do STB, como cursos de idiomas, extensão universitária, experiência de trabalho, au pair e turismo. Recrutador exclusivo no Brasil para os programas de trabalho da Disney, o STB oferece suporte completo nas viagens, como assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).

Em 2010, o STB foi agraciado com o título de Embaixador da Excelência da Educação Suíça no Brasil e eleito pelos leitores da revista Viagem e Turismo como a melhor operadora de cursos no exterior do País. Em 2011, o Blog do Embaixador STB (www.embaixadorstb.com.br) foi eleito o melhor na categoria Viagens e Turismo, pelo júri acadêmico do Top Blog 2011. Já em 2012, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o Top Of Mind no segmento de cursos no exterior, segundo pesquisa Ibope Inteligência/VT, e também foi vencedor na categoria Turismo Educacional do prêmio Top Educação 2012 – as marcas mais lembradas.

Natália Oliveira – nataliaoliveira@rp1.com.br
Soraia Ascari - soraiaascari@rp1.com.br