STB aposta em programas de pós-graduação e extensão como nichos promissores da educação internacional

Data: 23/08/2012

Excelência acadêmica, aprimoramento pessoal e cultural impulsionam brasileiros a buscar formação no exterior

Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes brasileiros a partir dos 25 anos é decidir entre uma extensão universitária ou uma pós-graduação fora do País. Para o STB, líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional, ambos são interessantes, porém antes de escolher é preciso ficar atento ao segmento de atuação e às expectativas em relação ao aprendizado.

Segundo a gerente de Cursos no Exterior, Marcia Mattos, diploma internacional enriquece o currículo, mas o aluno precisa definir quanto tempo poderá se afastar do Brasil e o que deseja obter em sua carreira ao investir nesses cursos. “O mercado de trabalho nacional ainda trata ambos os cursos como se fossem iguais. Por est e motivo é preciso analisar qual modalidade trará mais benefícios para cada tipo de carreira”, avalia a executiva.

Marcia ressalta ainda que raramente os profissionais brasileiros conseguem se afastar da companhia por mais de três meses, daí a preferência pela extensão, que tem um tempo menor de duração. “Outros desejam tirar um MBA, obtido através da pós-graduação, e aproveitam o ano sabático para isso”, afirma.

A seguir, as diferenças entre extensão e pós no exterior:

Extensão universitária
O que é: Curso ministrado por grandes universidades internacionais com professores top em suas respectivas áreas
Duração: 3 meses a um ano
Objetivo: Permite ao aluno aperfeiçoar ou atualizar-se em algum aspecto de sua rotina de trabalho, ou ainda obter conhecimentos em outros segmentos de atuação. Há cursos em business, marketing, finanças, hotelaria, gastronomia, moda, direito, etc. É indicado para quem quer dar um upgrade na carreira ou deseja alcançar uma promoção
Nível de inglês: Intermediário para avançado

Pós-graduação
O que é: Curso de longa duração, em universidades específicas da área de conhecimento do aluno. O estudante costuma sair graduado com o MBA
Duração: 1 a 3 anos
Objetivo: É mais amplo, voltado para quem deseja aprofundar conhecimentos na área ou seguir carreira em ensino e pesquisa. O curso, com foco em diversos campos do conhecimento, permite ao estudante complementar sua formação no exterior em programas de estágio ou trabalho, além de promover mudanças na carreira na volta ao Brasil
Nível de inglês: Avançado

Confira as opções do STB