STB comemora pesquisa que coloca a Nova Zelândia como um dos melhores destinos para high school

Data: 05/01/2011

Educação neozelandesa, um dos focos da empresa, está entre as melhores do mundo, segundo estudo internacional

Com escritório na Nova Zelândia há dez anos, o STB – Student Travel Bureau, líder nacional no segmento de intercâmbio, turismo jovem e educação internacional, comemora os recentes resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que classificou a educação neozelandesa entre as melhores do mundo. Desenvolvido internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PISA mede o desempenho de estudantes na faixa dos 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências, em 65 países, a cada três anos.

Na recente avaliação, os estudantes da Nova Zelândia ficaram entre os quatro melhores do mundo, nas áreas de leitura e ciências, e entre os oito primeiros em matemática. Com características bem semelhantes às do Brasil, como a hospitalidade, a natureza exuberante e o calor humano, a Nova Zelândia atrai anualmente milhares jovens de todo o mundo em busca de estudo. Em 2010, o STB enviou 15% a mais de estudantes que em 2009. “Estamos satisfeitos em apostar assertivamente em um destino que é a tendência mundial no segmento de educação”, afirma a CEO do STB, Santuza Bicalho.

O STB é uma das empresas que mais mandam estudantes para a Nova Zelândia, e não é por menos. A companhia é a única do Brasil que tem unidade naquele país, para cuidar dos estudantes de high school desde a partida até seu retorno. Eles contam com uma equipe local de brasileiros que residem na Nova Zelândia e trabalham nas escolas parceiras. Além disso, o STB participa de todo o processo de adaptação dos alunos com as famílias anfitriãs e acompanha o desenvolvimento e aproveitamento do jovem durante os cursos de high school.

Segundo a diretora do STB Pacific Nova Zelândia, Claudia Powell, as escolas neozelandesas proporcionam uma excelente base de conhecimentos, que prepara os alunos para a vida acadêmica. Além disso, as escolas oferecem uma vasta gama de disciplinas que ajudam a desenvolver o raciocínio crítico e a autoconfiança para enfrentar desafios e superar limites. Para os pais brasileiros preocupados com a formação do caráter e a educação de seus filhos, esse país oferece um sistema educacional humanista, que estimula o aluno a descobrir suas habilidades e aptidões.

“As instituições adotam uma metodologia de ensino que instrui o jovem a valorizar o ‘ser’, e não o ‘ter’. Além de matérias teóricas, ensinam os alunos a plantar, cozinhar, consertar carros, construir móveis e até a sobreviver no meio da floresta ou da neve. As salas de aula têm ambientação própria, funcionam como um laboratório, e a maioria é envidraçada, para favorecer a interatividade com o meio ambiente e assegurar o bem-estar do aluno, dentro e fora da escola”, relata a executiva.

Mais que um panorama cinematográfico, as Ilhas Norte e Sul oferecem estabilidade econômica e eficiência no funcionamento dos sistemas de segurança, educação, turismo e transporte, entre outros.  Têm consciência quanto à preservação da natureza e prezam a fauna e a flora. Adeptos do esporte ao ar livre, os kiwis costumam pescar, ir à praia, andar de bicicleta e fazer piqueniques.