STB vence licitação e vai intermediar intercâmbio cultural para estudantes e professores do Centro Paula Souza

Data: 15/12/2010

A primeira etapa do projeto começa em janeiro e prevê a distribuição de

600 bolsas de estudo para os Estados Unidos até o final de 2011

O STB – Student Travel Bureau, líder nacional no segmento de turismo jovem e educação internacional, irá intermediar um programa de intercâmbio cultural para estudantes e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. O projeto, financiado pelo governo paulista, tem como objetivo proporcionar experiência internacional aos participantes e prepará-los ainda mais para o mercado de trabalho, por meio de cursos de inglês nos EUA. O STB foi vencedor da licitação promovida pelo Centro Paula Souza, autarquia do governo estadual que administra as Etecs e Fatecs.

Ao todo, serão beneficiados 500 estudantes recém-formados, com curso de inglês geral na escola Kaplan, em várias cidades norte-americanas, e cem professores de inglês, com aulas específicas para a respectiva área de atuação, na Universidade da Califórnia – San Diego. Com duração de um mês, o programa de intercâmbio cultural inclui curso, passagem aérea, acomodação, assistência médica internacional, transporte interno (nos EUA), traslado, meia pensão e ajuda de custo para as outras refeições. Foram escolhidos alunos com as melhores notas e cursando o último ano das Etecs e Fatecs.

Segundo a CEO do STB, Santuza Bicalho, é a primeira vez que a empresa vence uma licitação pública, o que fortalece sua liderança no mercado de intercâmbio. “Estamos honrados com a oportunidade de assessorar e orientar estudantes e profissionais do Centro Paula Souza. Acreditamos que a iniciativa do governo paulista nesse investimento em educação internacional possa qualificar ainda mais os seus profissionais. Esperamos que essa nobre ação inspire os outros Estados, principalmente os que receberão os jogos da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, a promover iniciativas semelhantes”, afirma.

“É uma experiência muito importante tanto para a vida acadêmica quanto para o currículo desses alunos. Para os professores é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, afirma a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A primeira etapa começa em janeiro, com o embarque de 50 professores, seguido por 125 alunos em março e outros 125 em abril. A segunda fase se inicia em julho, com o embarque dos demais 50 professores. Por fim, mais 125 estudantes viajam em setembro, e os últimos 125, em outubro.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.