• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Diversão com desconto para bolso vazio

Data: 25/07/2009
Fonte: O Globo Digital

Em tempos de crise e férias, dá para gastar menos: casas de cultura, bares e restaurantes fazem promoções. - Em tempos de crise e férias, dá para gastar menos: casas de cultura, bares e restaurantes fazem promoções.

Na lista de prioridades das famílias, os gastos com lazer são os primeiros a serem cortados em tempos de crise.

De olho nesse comportamento, muitos estabelecimentos culturais passaram a oferecer mais promoções e descontos à clientela. Bom para o consumidor que, mesmo com crise e em período de férias, tem como se divertir gastando menos.

Segundo Christian Travassos, economista da Fecomércio-RJ, o faturamento do varejo tem sido puxado por setores como o de supermercado — de primeira necessidade. O lazer perdeu com a crise, continua ele, porque os consumidores não ficaram alheios às turbulências e frearam os gastos.

— Mas, quando há algum tipo de incentivo, as pessoas consomem, sim. Pesquisa recente mostrou que, no Rio, um terço dos consumidores está com sobra no orçamento no primeiro semestre. Mais do que em 2008, com 28,9% dos entrevistados — disse Travassos, para quem mais da metade do varejo do Rio sentiu os efeitos da crise.

Para estudantes, um caminho para conseguir preços melhores é ter a Carteira Mundial do Estudante (International Student Identity Card – Isic) — reconhecida mundialmente e endossada pela Unesco. Por aqui, dá para fazer a documento pela agência Student Travel Bureau ( STB). Com ela, ficam mais baratos ingressos para cinemas, teatros e museus. Para quem passou da fase escolar, o cartão de crédito pode ser a ponte para os descontos. O do Itaú garante desconto de 50% no ingresso de filmes nas salas Severiano Ribeiro e Kinoplex. A parceria levou mais gente ao cinema: no primeiro semestre deste ano, houve crescimento de 35% no público.

— Ficou mais barato ir ao cinema e acabo indo mais vezes. Tudo está tão caro que é bom poder ter um alívio no bolso de vez em quando — disse a consumidora Paula Rocha.

Ao dar descontos, o varejo estimula o consumo — retraído por causa da quebra de confiança das famílias. E, acrescenta Travassos, os gastos no varejo movimentam a economia, que ainda se favorece com um aumento de renda do trabalhador.

— Quem vai ao cinema depois pode comer uma pizza. E é essa movimentação é importante na geração de empregos — disse Travassos.

Para cada dia da semana, um item do cardápio em dobro

Na Sala Cecília Meireles, em ciclos com três dias de concerto, quem comprar ingresso para todos os dias tem 20% de desconto. Já na casa Mas Será o Benedito, há todas as terçasfeiras o chamado Samba da Canja, uma roda de samba de graça com convidados. Os shows promovidos pela casa nos demais dias da semana são pagos. Segundo Kadu Tomé, sócio do espaço, a casa não tinha muito movimento às terças-feiras: — Com a roda de samba, o público aumentou 200%. Tem gente que assiste do lado de fora do bar. Em pouco tempo, o Samba da Canja já se tornou point de sambistas consagrados.

Quem deu uma canja esta semana foi Beth Carvalho. Imagina só, ver a Beth cantar de graça na Lapa.

Na hora dos comes e bebes, é possível pagar menos. No Planeta do Chope do Recreio, de segunda a quintafeira, há chope e pizza em dobro. E no Devassa de Botafogo cada dia, na compra de um item do cardápio, o segundo sai de graça. Amanhã, por exemplo, é dia da pizza de tapioca.

— Como o bairro é comercial, queríamos atrair as pessoas depois do trabalho. Com a promoção, o movimento na casa aumentou 70% — disse Ricardo Nigri, sócio da casa.

LAZER MAIS EM CONTA

Confira algumas opções de lazer com preços reduzidos:

CINEMA: Os clientes dos cinemas Severiano Ribeiro e Kinoplex que comprarem um ingresso com o cartão Itaú, pagando no débito ou no crédito, ganham 50% de desconto nesse bilhete A promoção é válida para o titular do cartão em qualquer sessão (inclusive nos finais de semana) e dá direito a um ingresso por filme. De 27 de julho a 9 de agosto, quem apresentar notas de compra no valor de R$ 200 ganha o ingresso para o cinema no Nova América.

CONCERTOS: Na Sala Cecília Meireles, em ciclos com três dias de concertos, quem comprar ingresso para todos os dias tem 20% de desconto.

SAMBA: Na casa de samba Bom Sujeito, o cliente ganha um cartão na primeira vez no espaço. Se ele for, em um período de 30 dias, quatro noites, na quinta, a entrada sai de graça. No Mas Será o Benedito, há roda de samba de graça às terças-feiras.

CRIANÇAS: Na Saraiva do Botafogo Praia Shopping, nos fins de semana, há programações culturais de graça, como contador de histórias e rodas de leitura.

BAR: No Devassa de Botafogo, tem a Semana em Dobro, de domingo a sexta-feira. A cada dia, na compra de um item do cardápio, o segundo sai de graça. No Pizza Hut do Parque das Rosas, às segundas-feiras, entrada e chope em dobro das 18h às 20h. O Na Pressão do Downtown oferece chope em dobro de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h30m. No Planeta do Chope do Recreio, de segunda a quinta-feira, chope e pizza em dobro.

CARTÃO: Na agência STB, é possível fazer uma carteira de estudante que dá desconto em vários estabelecimentos, como cinema, teatro, museu e restaurante. Custa R$ 40.
Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.