• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Mais de 230 mil brasileiros fizeram intercâmbio estudantil em 2014

Data: 27/02/2015
Fonte: G1

Agências de intercâmbio no Brasil movimentaram US$ 1 bilhão em 2014.
Feira em São Paulo traz oportunidades em 15 países.

Que tal estudar moda no exterior? No ano passado, mais de 230 mil brasileiros deixaram o país para participar de programas de intercâmbio. Em São Paulo, uma feira reúne instituições estrangeiras, que oferecem diversos cursos aos estudantes que querem turbinar a carreira.
Luísa passou um ano nos Estados Unidos. Nesse período, conheceu pessoas, culturas diferentes e voltou com pós-graduação em Gestão e Marketing.
“Para a minha formação foi muito bom, porque ele ajudou a aprofundar um pouco mais no que eu queria, que era essa área de empreender, inovar, de gestão de projetos. Então, eu voltei com muito conteúdo e uma experiência pessoal muito grande”, diz a administradora Luisa Caleiro.
Na feira em São Paulo quem quer estudar fora do Brasil encontra oportunidades em 15 países. Mais de 90 instituições oferecem diversos cursos e atividades em várias áreas.
Em 2014, a Associação do Setor de Empresas de Intercâmbio, calcula que as agências que trabalham com este serviço tenham movimento mais de US$ 1 bilhão no Brasil. Cerca de 230 mil brasileiros foram estudar fora do país no ano passado.
José Carlos trabalha há quase 30 anos com intercâmbio. Acredita que a alta do dólar não deve afetar muito o mercado porque as pessoas normalmente se programam para conseguir estudar no exterior. Ele diz que nos últimos anos, houve um aumento na procura por cursos em universidades e profissionalizantes.
“Muitos deles não existem aqui. Então, você quer fazer uma extensão universitária de determinada matéria e não encontra. Muitas vezes as pessoas comparam os custos para estudar em São Paulo e em uma boa universidade americana, e os custos são muitas vezes menores”, conta José Carlos Hauer Júnior, presidente da STB.
Um exemplo é o curso de moda. Com escolas que são referência em vários países, muitas pessoas optam por estudar um tempo fora. Na feira, três delas oferecem diversos cursos. A reitora dos cursos de moda da Central Saint Martins de Londres veio dar uma palestra em São Paulo. Para ela, a oportunidade, além de grande experiência cultural, traz aos estudantes a chance de estar perto dos grandes centros da moda do mundo.

 

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.