• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

SET do Colégio João Paulo I discute ecologia e voluntariado com estudantes

Data: 08/10/2013
Fonte: Colégio João Paulo I - Unidade Norte

A vontade de propiciar aos estudantes uma nova percepção das relações do ser humano, da sociedade e da natureza deu origem ao primeiro SET - Sustentabilidade, Educação e Tecnologia do Colégio João Paulo I. O evento aconteceu no dia 18 de setembro, na Unidade Sul, com participação dos alunos do Ensino Médio. No dia 19, o SET se repetiu na Unidade Norte.
 
Durante a manhã, as turmas participaram de palestras com o professor Alfredo Soto Ortega, da Universidade de Magalhães (UMAG), no Chile, e com representantes da ação de extensão Patas Dadas. O SET ainda contou com a presença de David Cafruni Ferreira, Assessor Técnico e de Luiz Fernando Medeiros, titular da secretaria de Meio Ambiente de Cachoeirinha, apoiadora do projeto.
 
A ação antrópica no ambiente foi tema da conversa com o professor Ortega, que apresentou o programa das “Trilhas sem rastro”. Ele é membro da Direção de Programas Antárticos e Subantárticos da UMAG, além de alpinista e explorer na Patagônia, Terra do Fogo e Antártica. O palestrante expôs a ideia da filosofia de mínimo impacto, que baseia-se na tomada de consciência do homem em atividades de contato com a Natureza.
 
Ortega mostrou aos estudantes alguns dos princípios de respeito e consideração das “Trilhas sem rastro”, como acampar apenas em superfícies resistentes, respeitar a fauna silvestre, fazer descarte correto e deixar o que encontrar no local. A partir da vinda do professor, também nasceu a possibilidade de intercâmbio de alunos do João Paulo I à Patagônia chilena em parceria com a Universidade de Magalhães. “O SET surge do desejo da Escola de, além de transmitir conteúdo, elevar a educação a outro patamar”, explica Eduardo Castro, professor de Física do Colégio João Paulo I, coordenador e idealizador do SET.
 
Larissa Clausen Pereira, médica veterinária e Laureen Engel, estudante de Medicina – ambas acadêmicas da UFRGS – representaram o grupo Patas Dadas em uma conversa descontraída com as turmas sobre voluntariado. O projeto tem a intenção de combater o abandono e os maus tratos com animais através de vacinação, castração e encaminhamento para a adoção de cães e gatos. A equipe também colocou um estande no evento para esclarecer mais informações sobre o grupo.
 
Ao fim do SET, todos os estudantes puderam levar para casa mudas de árvores fornecidas pela Secretaria do Meio-Ambiente de Cachoeirinha. O evento ainda contou com a presença e o apoio da faculdade ESPM, da Ritter Alimentos, da STB, da Sidersul e da Corsan.
 
O primeiro SET do Colégio João Paulo I foi concretizado através da dedicação do seguinte grupo de trabalho:
 
Alexandre Rahel, publicitário;
Carla Quadros, diretora das Escolas João Paulo I;
David Cafruni Ferreira, assessor técnico da SMMA Cachoeirinha/RS;
Eduardo Ferret Oyarzabal de Castro, professor no Colégio João Paulo I;
Jorge Tadeu Nascimento Silveira, diretor do Curso Universitário;
Regina Anzolch Crestani, diretora da Unidade Zona Norte do João Paulo I;
Silvania Souza, consultora de eventos.
 
Confira as fotos no Diga Xis.
Fonte:
 
    Colégio João Paulo I - Unidade Sul
 
Postado por: gc 07/10/13
Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.