• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

A necessidade de aprender outras línguas

Data: 07/09/2013
Fonte: Família.com.br

Há pouco tempo atrás, um amigo me direcionou um artigo do jornal New York Times entitulado “Porque bilíngues são mais inteligentes”. O artigo traz uma visão bem-humorada da necessidade atual de saber falar uma segunda língua além do fato de pessoas que a falam são mais inteligentes.
 
Algumas vantagens de quem aprende a falar (entenda-se falar, escrever e entender, além de conversar) em uma segunda língua:
 
Aumento da inteligência. O artigo do NYT é correto cientificamente, uma vez que o treino bilíngue faz com que o cérebro reconheça, negocie o significado e comunique-o em diferentes sistemas.
Conquista de novas habilidades. Sejam profissionais, culturais, pessoais. Conhecer uma segunda língua abre-se a visão e o entendimento, além da capacidade de pesquisa e conhecimento.
Prevenção do Mal de Alzheimer e Demência na velhice. Estudos comprovam que pessoas monolíngues têm a probabilidade de adquirir essas doenças mais cedo que os bilíngues.
Aumento da memória. Educadores comparam o cérebro a um músculo que melhora a capacidade se exercitado, e o estudo de línguas tem grande influência no aumento da capacidade de memorização.
Aumento do raciocínio. Um estudo da Universidade de Chicago diz que bilíngues são mais rápidos nos quesitos percepção do ambiente, tomada de decisões e checagem de erros.
 
Há pelo menos 20 motivos porque uma pessoa deve aprender uma segunda língua:
 
- Imigração para outro país.
- Comunicação com família e amigos de outras nacionalidades.
- Viagens internacionais.
- Relacionamentos pessoais ou profissionais com estrangeiros.
- Crescimento profissional.
- Estudo em universidades internacionais ou pesquisas.
- Aumento do conhecimento numa área estudando material em outras línguas.
- Comunicação secreta e particular.
- Pesquisar a história da família e/ou ascendentes que imigraram para seu país.
- Entendimento de culturas diversas.
- Religião e conhecimento da mesma.
- Apreciação da cozinha internacional.
- Interesses em linguística.
- Aprendizado de músicas em outras línguas e seu significados.
- Entendimento de sua própria língua e apreciação de sua cultura.
- Manuntenção saudável da mente.
- Vivência de um grande amor.
- Encontro de um grande amigo.
- Serviço como tradutor ou intérprete.
- Sentimento de pertencer e ser parte de uma comunidade.
 
Há várias formas de aprender outras línguas, seja o inglês, espanhol ou outras. Existem várias escolas com cursos básicos a avançados, cursos especiais para quem vai viajar ou precisa de um tratamento mais VIP. Algumas ideias interessantes para aprender diferentes línguas são:
 
- Procurar escolas privadas ou professores especializados em diversos cursos de acordo com a necessidade e interesse do aluno. Tem para todos os bolsos.
- Sites de conversação e dicas básicas online, onde pode-se aprender e conhecer pessoas de vários países que possuem os mesmos interesses como LearnaLanguage.com, LiveMocha.com ou Babbel.com.
 - Cursos em DVD/CD para estudo em casa, onde pode-se ouvir e repetir as palavras e treinar a pronúncia, é só procurar na seção Línguas em lojas especializadas, ou mesmo na outros famosos que encontramos mundo afora através da internet.
 - Fazer um intercâmbio cultural e passar pelo menos 1 ano em outro país aprendendo a língua. Pode-se fazer através de agências ou serviços como o Student Travel Bureau, com escritórios em várias capitais brasileiras.
 - Os maiores países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, etc, possuem escolas locais especializadas nas maiores cidades para ensinar a língua local aos imigrantes também, em caso de viagem direto ao destino de escolha, por preços acessíveis.
 - Assistir filmes estrangeiros sem legenda para treinar o ouvido é uma boa pedida.
 - Ouvir músicas dos cantores e bandas favoritos e estudar sua tradução e o significado dos líricos.
 - Sites de variedades que trazem muita ajuda para o indivíduo ou para o fortalecimento das famílias, como nosso site irmão FamilyShare.com.
 
O vídeo anexo a este artigo traz uma situação engraçada. O inspetor Clouseau do filme A pantera cor-de-rosa (Pink Panther – 2006) além de ter muita dificuldade para aprender o inglês, passou por uma situação constrangedora no aeroporto. Assista e ria. Isso acontece de verdade! Mesmo que você aprenda outra língua, muitas vezes vai se deparar com pessoas que não entendem o que você diz no país em questão devido a um sotaque que temos de nossa língua pátria. Quanto mais cedo você começar a aprender outras línguas, menos sotaque você terá, e isso será um benefício muito grande, principalmente para as crianças.
 
A solução é ter bom humor e aproveitar a situação, estudar mais, ser mais humilde, ajudar outras pessoas a lhe entenderem e melhorar ainda mais o vocabulário na língua desejada para aumentar a capacidade de expressão. Afinal, hoje em dia, falar uma segunda língua para quem não a usa com frequência pode ajudar somente com coisas mínimas do dia a dia, mas quem sabe um dia, será questão de sobrevivência?
 
Enfim, pare de adiar e confira as dicas acima. Há muita coisa gratuita para você começar. Aproveite as oportunidades e aumente sua inteligência.
- See more at: http://familia.com.br/a-necessidade-de-aprender-outras-linguas-video#sthash.Ko8CWA5e.dpuf
Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.