• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Dicas de viagem para quem quer fazer intercâmbio

Data: 12/01/2013
Fonte: Leia Já

“Vale lembrar que o melhor destino é sempre aquele que tem tudo a ver com você”, comenta a gerente da STB, Marina Motta

por Priscilla Costa | sab, 12/01/2013 - 15:36
Compartilhar:

Viver é um constante aprendizado e associar os estudos a uma experiência no exterior faz parte do sonho de muita gente. Além de ser uma ótima oportunidade para aprender um novo idioma, o intercâmbio faz com que nos deparemos com outras culturas, costumes, modos comportamentais e, até mesmo, abrir várias portas para o mercado de trabalho. O importante é escolher o destino certo para viver esta experiência.

Para descobrir a melhor opção, considere seus gostos pessoais e determine um objetivo. Você pode escolher trabalhar, apenas estudar, se especializar em sua carreira ou viver uma cultura diferente.

Leia já também:

Segundo a gerente da agência de intercâmbios Student Trabel Bureau (STB), Marina Motta, “o Canadá desponta como o país mais procurado pelos brasileiros devido aos custos serem relativamente mais baixos em relação a outros destinos. A maioria prefere a Inglaterra por ser o mais tradicional, o mais mostrado nos livros de inglês, que é o que desperta a vontade de conhecer e se familiarizar mais com o local, mas nem todos têm as mesmas condições”.

Entre os países que possuem melhor custo-benefício estão a Nova Zelândia e a África do Sul. Já para quem quer ir apenas a trabalho, os Estados Unidos é uma ótima pedida. Para isso, basta estar em dia com o visto de trabalho avaliado pelo Consulado.

Para poder ingressar em outro país, é necessário verificar a necessidade de visto prévio e se este for o caso, apresentar toda a documentação ao Consulado do país pretendido. “São eles que avaliam o comprovante de renda e o vínculo que a pessoa tem com sua cidade de origem. Cada caso é um caso e é o Consulado quem dá o aval de tudo”, diz Marina.

No caso de pessoas que não possuem experiência alguma com o idioma, não há motivos para desanimar. “Vai depender de cada lugar. Não é semanalmente que as escolas no exterior têm a disponibilidade de atender essa demanda, mas há como as pessoas saberem qual a melhor data antes de ingressar no país, para, daí, acompanhar por igual e aprender o idioma junto com os outros de modo uniforme, sem ficar perdido”, afirma a gerente. “De preferência, o ideal seria fazer um curso de idioma um mês antes para aprender noções básicas de comunicação para, assim, não ter tanta dificuldade no processo de adaptação”, completa.

Os pacotes disponibilizados pela STB variam de acordo com o tempo que a pessoa queira ficar no lugar. Os intercâmbios têm duração de duas semanas a um ano. “Para quem vai passar um mês, só para treinar mais a língua inglesa, a bolsa fica a partir de 2.600 dólares. Mas essa questão de valores e o que é incluso no pacote vai depender muito do tempo que a pessoa queira ficar. Mas, normalmente, disponibilizamos o curso, a estadia, assistência médica, carteira internacional do estudante e passagem com desconto também para quem vai estudar”, frisa.

A viajante Marina Motta já participou de 11 intercâmbios, colhendo experiências valiosas que ela resolveu compartilhar e mostrar isso escrevendo o livro “Intercâmbio de A a Z” , em que discorre com propriedade sobre essa grande vivência que é fazer intercâmbio. “Tudo é experiência. Sempre voltamos diferentes de uma viagem e com uma bagagem cultural ampliada, autonomia e autoconhecimento. Mas vale lembrar que o melhor destino para o seu intercâmbio é sempre aquele que tem tudo a ver com você”, declara.

No vídeo abaixo, Marina dá dicas de viagem como o que levar numa mala, a melhor forma de se comportar em outro país, como lidar com diferentes tipos de público e os principais documentos que devem estar em dia para não fazer feio na hora de embarcar.

Confira o vídeo:

Embed
Views:125

Foto: Líbia Fllorentino/LeiaJáImagens

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: