• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Intercâmbio abre portas para novas oportunidades

Data: 18/09/2012
Fonte: Linha Cruzada

Redação Multimídia, Marina Denadai, em 17 de setembro de 2012.

Aos interessados em embarcar na nova experiência, não existe pré-requisito específico. Basta traçar seus objetivos e interesses e escolher a opção que se encaixe nas suas escolhas. No mês de agosto, a UVV abriu inscrições para programas de intercâmbio, onde os alunos da instituição poderão vivenciar e aprimorar suas atividades acadêmicas em outro país. O Programa Sem Fronteiras, que funciona em parceria com o Governo do Estado, já selecionou e enviou alguns estudantes da universidade. Lígia Moura, do curso de Jornalismo, e mais cinco outros alunos de diversas áreas, acabaram de embarcar para o Canadá, onde passarão seis meses pela modalidade Graduação Sanduíche: cursarão matérias equivalentes ao curso em uma universidade canadense.

Entretanto, as modalidades não se restringem apenas aos sistemas de bolsas e graduações. Empresas oferecem os mais variados tipos de programas, para todas as idades e gostos. São programas de curso de idiomas, mesclados com trabalhos ou algum tipo de atividade extra, como cursos e estágios direcionados à área de atuação do estudante (moda, fotografia, medicina, jornalismo, etc.). “Hoje em dia, o mercado de trabalho está altamente competitivo e um estágio no exterior pode ser decisivo para a conquista de uma vaga depois de formado. Todas as pessoas que fazem este programa voltam diferentes e cada uma tem uma vivência única tanto profissional quanto pessoal”, afirma Fabiana Pechincha, gerente comercial da empresa STB Vitória.

É importante também estar atento à documentação necessária. O passaporte deve ser requerido com antecedência em qualquer agência da Polícia Federal. Alguns países têm a exigência do visto, como os Estados Unidos, que também precisa ser retirado com antecedência nas embaixadas no Brasil. Além disso é preciso apresentar os documentos básicos, como identidade, comprovantes de pagamento, formulários fornecidos pelas agências ou órgãos, fotos, passagens de ida e volta etc. Por segurança, é recomendado levar na bagagem cópias autenticadas de toda a documentação.

Além dos cuidados burocráticos, alguns detalhes podem passar despercebidos, mas são importantes para uma boa viagem. Observar o clima do país escolhido na época da viagem, para a escolha das roupas que serão levadas; as medicações que você utiliza, pois nem sempre podem ser encontradas para comprar sem receita médica; a forma de identificação das malas, assim como a escolha do que levar na bagagem de mão; observar o limite de peso da bagagem e de compras no freeshop; evitar guardar todo o dinheiro em uma só mala, para o caso de extravio.

Após os cuidados necessários, é só embarcar, curtir a experiência e aproveitar todas as formas de aprendizagem que o novo país pode oferecer.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.