• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Oportunidades de trabalho no exterior enriquecem a carreira

Data: 20/07/2012
Fonte: Ecaderno.com

Muitas pessoas com domínio de inglês se atrapalham na hora de participar de uma conference call ou entrevista. A dificuldade pode acontecer pela falta de hábito em se expressar coloquialmente, usando termos técnicos da área, ou até mesmo por barreiras culturais entre os pares da companhia.

Segundo Frederico Morais, gerente de Programa de Trabalho do STB, uma das melhores maneiras de aprimorar o idioma e vivenciar o cotidiano da carreira em uma cultura diferente é através de programas de estágio ou trainee no exterior. “O foco é atender profissionais entre 20 e 35 anos interessados em dar um upgrade tanto na fluência da língua, quanto na profissão”, explica Frederico. O gerente afirma que há vagas para todos os segmentos, com exceção da área de saúde, e os campeões de contratação são os setores de turismo e hotelaria, marketing e tecnologia.

Frederico afirma que a carga horária nas empresas costuma ser de 40 horas semanais com rodízio em diversos departamentos, mas a maioria dos postos não oferece remuneração. Em contrapartida, diz o gerente, a experiência enriquece bastante o currículo. “Neste tipo de programa o profissional desenvolve competências sociais e de networking, testa seu jogo de cintura para situações que nunca seriam experimentadas aqui no Brasil”, afirma.

As etapas do processo seletivo no Brasil

De acordo com o STB, quem pretende ser estagiário ou trainee em outro país deve se programar com um ano de antecedência. O trâmite do processo, entre a inscrição e o embarque, costuma levar de 6 a 8 meses. Porém, a requisição pode ser feita em qualquer época do ano. Veja como ocorre a seleção:

1. No ato da inscrição no programa o candidato precisa apresentar cópia de títulos e diplomas, para comprovar a escolaridade;
2. Também é exigida a comprovação de experiência profissional através da carteira de trabalho ou carta do atual empregador em inglês;
3. Em inglês, o aspirante a uma vaga preenche a ficha de requerimento da empresa com questões dissertativas sobre carreira e vida pessoal. Neste cadastro o estudante deve determinar em quais tipos de cargos ele gostaria de trabalhar;
4. Toda essa documentação é enviada, via agência, para o contratante no exterior;
5. Quando o candidato é aceito, é agendada uma entrevista em inglês com o empregador, via Skype ou telefone;
6. Com tudo acertado, a empresa estrangeira envia uma carta autorizando o funcionário a requerer os vistos necessários no respectivo consulado.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: