• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Chocolates, cervejas, gente bonita e as melhores batatas fritas do mundo! Conheça os 21 melhores programas na Bélgica!

Data: 28/06/2012
Fonte: Portal Fera

Bruxelas é a maior e mais urbana cidade da Bélgica, é um importante centro da política internacional porque além de ser a capital da Bélgica, por ser tão central é uma cidade extremamente pacífica e agradável. Bruxelas também é  a capital da comunidade Européia e sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Na cidade, tanto como em toda Bélgica, existem dois idiomas oficiais: Francês e Neerlandês (que é uma mistura de Alemão com Holandês, muitas palavras são iguais, por sinal), historicamente falando, esse é o idioma oficial. O francês era falado somente pela burguesia e pela nobreza…

Viajando pela Bélgica dá pra perceber que algumas cidades só falam um dos idiomas, mas em Bruxelas, por ser capital, a maioria da população fala os dois idiomas, todas as placas de transito e informativas são nos dois idiomas.

Pra viajar pela Europa a localização da Bélgica é perfeita, o país faz fronteira com a Holanda, Alemanha, Luxemburgo e França, dá pra conhecer muita coisa por lá e ainda pegar um Eurostar(trem) e atravessar o canal da mancha chegando em Londres em 2h e meia, 3 h…

Como conheci A Bélgica super rápido e bastante superficialmente (passei apenas um dia em Bruxelas – fiz um day trip quando morava em Paris).  Pedi para a minha querida amiga Camilla Lucena que passou 1 ano morando em Bruxelas e é uma expert quando o assunto é Bélgica saber de todos os lugares imperdíveis de lá, e a nossa lista ficou bem grande! Check it out:

1) Grote Markt (em Neerlandês) ou Grand Place (Francês):Ao pé da letra, quer dizer grande praça ou praça principal, as antigas casas e palácios que foram construídos na idade média para abrigar os nobres, era também a praça das execuções. Hoje, é um lindo lugar para passear e conhecer a elegância do centro da cidade. A cada dois anos, no mês de agosto, acontece uma exposição de flores (um tapete floral gigante) acompanhado de concertos e shows de luzes noturno. É LINDO! Sem falar nos excelentes restaurantes e cafés que tem por toda praça e bairro.

2) Hôtel de Ville – Câmara Municipal: Na Grand-Place não pode-se deixar de visitar o gótico Hôtel de Ville. Construído em 1402 e hoje é sede do governo civil. É um edifício lindo, com janelas em arco, torres e adornados com belíssimas esculturas, incluindo St Michael matando uma “diaba”. Se tiver coragem de subir a torre de 96 metros, lá de cima dá pra ver vistas lindas da cidade.

3) Manneken-Pis: É um personagem importante no folclore de Bruxelas, deve ser a estátua mais fotografada de Bruxelas e só tem 60cm. Ele foi projetado por Jerome Duquesnoy e é uma peça que é uma pequena fonte onde a água emerge do pênis de metal dele. Ele fica sempre nu mas as vezes o vestem. Ele tem um guarda-roupa impressionante de 600 trajes exibidos na Maison du Roi (incluindo um de capoeira do Brasil). A lenda conta que tinha uma bomba na cidade que estava pra ser detonada e ninguém sabia como desativar, então um menino pequeno (uma criança), chegou bem perto da bomba e fez xixi, então ela desativou salvando a cidade…ahhahaha Tem até abridor de vinho que a rolha de abrir é o “pingulim” dele… coisas de Bruxelas!

4) Maison du Roi: Em francês a tradução é “Casa do Rei”, mas embora o edifício seja uma obra ricamente ornamentada, a realeza não viveu lá. A tradução em Neerlandês é “A Casa Pão “, porque a casa tinha substituído o mercado de pão da cidade que estava lá há centenas de anos. O museu é dedicado à história de Bruxelas, e é nele que pode-se ver os trajes do Manneken-Pis. A história de Bruxelas é contada em três andares, desde a Idade Média até os dias atuais.

5) Compras: Pra quem curte antiguidades deve descer sobre o mercado na “Place du Grand Sablon”, onde vai encontar centenas de lojas de antiguidades e também o excelente mercado das pulgas com pedras preciosas, móveis, tudo!

6) Pra quem ama chocolates, a Bélgica é o lugar certo, tem várias e excelentes marcas. Para os bons pralines ir para Chocolatier Maria e para uma visita com experiencia única, é a loja de exposições excepcionais de Pierre Marcolini, alguns chocolates são incrustados com ouro real e são comestíveis.

7) Para moda, existem 3 principais galerias (fora os vários shoppings): Galeries Saint Hubert, Galeries du Roi e Galeries de la Reine. que mesmo se não der pra comprar, devido ao custo, vale a pena entrar só pra dar uma olhada na construção e telhados de vidro impressionante, sem falar nas lojas chics de chocolate…que são de babar.

8) Bruxelas é conhecida como o lugar para se comer a melhor batata frita do mundo! Sabe onde? Próximo a Place Flagey. (Curiosidade: batata frita é uma inveção Belga mas com o país é muito pequeno os soldados da guerra apelidaram de French Fries, por achar que estavam na França).

9) A Bélgica é o lugar para experimentar CERVEJAS: são mais de 400 tipos de nacionais. É possível tomar uma diferente a cada todo dia, durante 365 dias do ano e mesmo assim não conseguirá provar todas…doces, pretas, amargas, fortes, fortíssimas, todo tipo de cerveja. A Camilla recomendo principalmente a Maredsous e a Delirium Tremens (que são cervejas com teor alcoolico de 10, 15%, enquanto as nossas tem 4, 5%).

10) Centre Belge de la Bande Dessinée
É um museu dedicado a história dos desenhos animados e quadrinhos. A Bélgica tem  mais artistas de desenhos animados e quadrinhos por metro quadrado do que qualquer outro País do Mundo! A maioria dos desenhos mais conhecidos mundialmente são da Disney ou os Belgas (como Tin Tin, os Smurfs…).

11) Atomium
Fica no Heysel Park e é dedicado à recreação e lazer. Um dos destaques do parque é o Atomium que é um gigante “átomo” feito de aço cromado e desenhado por André Waterkeyn. Foi erguido para a Feira do Mundo de 1958 para simbolizar a “era atômica”, está para a Bélgica como a Torre Eiffel está para França, são esculturas que foram construídas para participar dessa feira e depois viraram ponto turístico e não foram mais destruídas. A escultura é uma descrição exata de uma molécula de ferro que foi ampliado de 165 bilhões de vezes. Ele tem nove esferas de aço ligados por tubos e em todas as esferas é possível entrar e visitar, em cada uma tem uma exposição e na última, do alto uma maravilhosa sorveteria com vista panorâmica. É mais impressionante do lado de fora do que dentro.

12) Mini-Europe
Como o nome já diz, é uma mini Europa, fica do lado do Atomium num parque de lazer com 25 hectares de diversões e muitas atrações, que inclui o cinema Kinepolis que é considerado um dos melhores (melhor acústica, tela…) do mundo, um planetário, um parque aquático chamado L’Oceade e um monte de restaurantes legais. O orgulho do lugar são as miniaturas dos edifícios mais famosos e simbólicos dos países da União Européia em 1/25 do tamanho original. Dá pra ver o trem TGV a caminho de Paris, ouvir as batidas do Big Ben…tudo funciona de verdade é LINDO!

13) Basilique du Sacré-Coeur
É a Basílica do Sagrado Coração, em estilo art deco é a quinta maior igreja do mundo, localizada no município de Koekelberg Bruxelas. As dimensões impressionantes (89 metros de altura e 167 metros de comprimento) e a vista do Elisabeth Parc. Embora seja inspirado no Sacré-Coeur, em Paris, é feito de arenito, concreto e tijolo vermelho. O Rei Leopoldo decidiu construí-la em 1902 e ele colocou a primeira pedra em 1905 e foi concluída em 1971 a tempo de comemorar o 75 º aniversário da independência da Bélgica. A plataforma de cúpula, que tem um diâmetro de 33 metros, dá uma excelente vista sobre Bruxelas.

14) Musées Royaux des Beaux Arts
Museus de Belas Artes, são, de fato, dois museus. O Museu de Arte Antiga, fundada por Napoleão e é particularmente notável por sua exibição das obras Geat de Flandres. O outro é o Museu de Arte Moderna. Eles oferecem mais de 600 anos de arte que compõem pinturas, esculturas e desenhos.

15) Ir ao  museu de história Natural  também é um MUST SEE é PERFEITO e fica num parque lindo, que é o parque leopold, um dos castelos dos reis da Bélgica que uma vez por ano abre pra visita e é magnifico, o jardim japonês e muito outros cantinhos que apesar de não ter “peso histórico”, valem e muito a visita!

16) Visitar a cidade de Antuérpia (uma das cidades com mais gente rica por metro quadrado no mundo), é a cidade dos diamantes, tem muitos judeus ortodoxos (com aqueles cachos nos cabelos, é bem diferente e linda a cidade).

17) Visitar a fofíssima cidade Bruges (que parece uma cidade de boneca, tudo lindo e perfeito, tão pefeito que parece de mentira…lá pode-se comer as famosas moules (na panela vermelha), o melhor fondue de queijo e outras delícias.

18) Ir a praia de Knokke, que fica no norte da Bélgica e é podre de chique, com cassinos, campos de golfe por todo lado, sorveterias maravilhosas, pode-se alugar bicicletas ou carrinhos para passear. Além disso, a praia tem centenas de lojas de joias, as mulheres são chiquérrimas, e vão a praia com muitas joias, é a Côte D’azur Belga!!!

19) Visitar as cidade de Gent e Dinant: A primeira tem um antigo castelo que é linda a visita, eles mantiveram tudo e mostram como funcionava um castelo, desde os aposentos até o porão e sala de execução, cozinha…tudo. A segunda lá perto tem muitos castelos e a famosa corrida de caiaque na descida do rio, que todo mundo pode participar, não é só pra profissional não…

20) Visitar a cidade de Namur que é uma cidade linda e tem uma maravilhosa e famosa fábrica de perfumes que fica numa caverna, que fabrica o cheiro até da rainha…os frascos de vidros são lindos e é possível escolher plantas e cheiros e criar um perfume só seu, ninguem vai ter o mesmo cheiro…

21) Já pensou na possibilidade de fazer um Intercâmbio na Bélgica porém antes de aprender francês seu objetivo  é melhorar, antes de tudo, o seu inglês?! Existe uma escola chamada CERAN na Bélgica que é excelente para quem não tem tempo a perder e quer melhorar o idioma (inglês ou outros como francês, espanhol, alemão e até árabe) em pouco tempo! Os estudantes ficam acomodados em um hotel super confortável com aulas, workshops e atendimento super VIP e personalizado para que consigam uma rápida evolução com programas intensivos com duração de uma a duas semanas. Quer saber mais sobre o Ceran? O STB é a agência que representa esta escola aqui no Brasil! recife@stb.com.br ou 81-2123-4522


Bjs e até a próxima viagem!


Marina Motta

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: