• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Férias escolares impulsionam intercâmbio

Data: 26/06/2012
Fonte: Diário Online

Deixar o país faz parte da rotina de vários adolescentes e jovens que querem se apresentar cada vez mais qualificados para a vida e para o mercado de trabalho. Inseridos em programas de intercâmbios educacionais e culturais muitos rumam Brasil afora. É no período de férias escolares, como no mês de julho, que os estudantes vão ao encontro de novas experiências.

Alan Cardoso, 19 anos, já está de malas prontas para embarcar. Na próxima semana ele vai para o Canadá. O estudante universitário afirma que buscou a experiência com o intuito de melhorar a fluência na língua inglesa.  “Eu vi o intercâmbio como uma ótima possibilidade de viajar e aprender coisas novas, sem contar na facilidade de pagamento do programa que eu escolhi”, conta.

A jornalista Adriana Robalo está há 11 meses morando na República da Irlanda. Ela conta que sempre gostou de falar inglês, por isso fez um curso da língua e partiu rumo ao sonho de qualificar ainda mais a fluência na pronuncia. “Acredito que sabendo falar outra língua, unindo a minha experiência no jornalismo, eu terei grandes chances de crescer profissionalmente quando retornar ao Brasil”, conta. Adriana diz amar a profissão e em especial a editoria de esporte, então a perspectiva da realização de grandes eventos esportivos no Brasil a impulsionou e deu coragem para abrir mão de dois empregos em Belém e ir para a Irlanda. “Esse foi o fator fundamental para que eu tivesse a coragem de deixar os dois trabalhos e vir para cá”. Ela conta que pretende voltar para o Brasil em 2013.

Ligia Bernar, 25 anos, fez intercâmbio de um mês e meio na Inglaterra e afirma que a vivência lhe possibilitou um novo emprego por conta da experiência. “Consegui emprego por causa da minha experiência de intercâmbio. Aqui (São Paulo), eles dão muito valor pra quem já morou fora ou passou alguns meses no exterior, porque segundo eles, mostra independência para fazer as coisas”.

Número de estudantes brasileiros no exterior deve crescer 30% este ano

É dentro desta mesma perspectiva que o gerente de vendas da Agência de Intercâmbio Student Travel Bureau - STB, Jácomo Costa, afirma que muitos dos clientes que passaram pela agência conseguiram promoção na empresa. “Essa globalização requer um profissional mais flexível e com relacionamento com outras culturas, espírito de liderança, independências, o que a vivência de um intercâmbio possibilita”. Segundo ele, a procura pelas viagens apenas no primeiro trimestre deste ano apresentou um crescimento de 15% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Viagem Educacionais e Culturais mostra que o número de estudantes brasileiros no exterior deve saltar de 215 mil em 2011, para um total de 282 mil este ano, um aumento de cerca de 30%. De acordo com o gerente da STB, em 2011, a agência enviou 60 mil pessoas para o exterior. A procura entre estudantes com idade de 14 e 18 anos na empresa obteve um crescimento de 30%, principalmente na realização do colegial no exterior ou em programas de férias. Além disso, cerca de 40% dos clientes que procuram a empresa tem como objetivo o desenvolvimento de carreira, geralmente com cursos de duração de um mês. Jácomo afirma que o investimento nas viagens de intercâmbio é a partir de R$ 7 mil, com curso, acomodação e passagens aéreas inclusas.

“Hoje a facilidade é maior. O cliente paga o intercâmbio em 10 vezes sem juros por alguns bancos da cidade”, conta. Além dos programas estudantis e culturais, as agências de intercâmbio também oferecem os serviços para a 3ª idade, familiares, estilo de vida, entre outros. “Tem intercâmbio para todos os gostos, como pessoas que se interessam por fotografia, gastronomia, culinária, arte e muito mais”. (DOL)

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.