• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Dicas para viajar sozinho sem ter que se preocupar

Data: 20/04/2012
Fonte: Bonde

Seja por opção ou por falta de uma companhia disponível na época escolhida, o fato é que viajar sozinho pode ser uma agradável e inesquecível aventura. "Mas para guardar apenas boas lembranças e evitar aborrecimentos, é importante investir em um bom planejamento", comenta Fred Moraes, gerente da agência STB (Student Travel Bureau).

Vantagens e desvantagens

Nem sempre é fácil estar só em um lugar desconhecido – seja no Brasil ou no exterior. "Você não poderá contar com a ajuda de amigos em uma situação de dificuldade e talvez não tenha com quem conversar e dividir os bons momentos", diz Fred. Mas o turismo solitário tem vários pontos positivos! "Sem companhia fica mais fácil entrar em contato com a cultura local", conta. Além disso, essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer boas amizades. E tem mais: você terá total liberdade para organizar o seu roteiro e decidir os locais que deseja conhecer. Analise qual cidade combina com seu estado de espírito, já que viajar sozinho é, basicamente, fazer apenas o que se tem vontade.

Quer descansar pra valer? Vá para uma praia deserta e relaxe! Prefere visitar igrejas e museus? A Europa pode ser o destino perfeito! Outra vantagem é que cabe somente a você escolher a época em que quer viajar. "Se possível, opte pela baixa temporada, época em que os preços de hotéis e passagens aéreas ficam mais baixos", orienta Fred.

Organize-se muito bem

Planeje tudo com antecedência para não ter problemas mais tarde. "Reserve todos os hotéis e passagens, organize seu roteiro e faça um seguro-viagem", aconselha o gerente. Lembre-se, ainda, de fazer um checkup, além de verificar se sua caderneta de vacinação está em dia. É importante também adotar hábitos saudáveis tanto antes quanto durante sua viagem. O álcool gel para as mãos pode ser um excelente aliado para manter r distância dos germes e bactérias causadoras de doenças. Esse cuidado evita imprevistos desagradáveis no futuro.

Para evitar contratempos...

Não exagere na quantidade de malas. Lembre-se de que você não contará com ajuda para carregar a bagagem.

Se viajar para o exterior, anote os telefones de emergências do Consulado Brasileiro e de pessoas de sua confiança aqui no Brasil.

Como não terá com quem dividir as despesas, principalmente em relação à hospedagem, pesquise opções mais econômicas. Os Albergues da Juventude e os Bead & Breakfast podem ser interessantes.

Se você não domina totalmente a língua local, mantenha um dicionário sempre à mão! E se não fala inglês, procure fazer um curso rápido antes da viagem. "Para viajar ao exterior, é importante ter ao menos noções básicas desse idioma", alerta Fred.

Leve um livro para se distrair nas longas esperas nos aeroportos ou estações de trem.

Não tem com quem conversar e bateu aquela solidão? Carregue um caderno de anotações e registre todas as suas aventuras. Quem sabe sua viagem não acaba virando um livro? (Fonte: Portal Vital/Unilever)
 

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.