• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Let's go to San Francisco

Data: 18/04/2012
Fonte: AEHDA Araras

Quando Jane Regina Costa Souza saiu da pequena cidade de Ferros, MG, em 2007, tinha 19 anos e um grande desejo de progredir em Araras, SP, onde irmãos mais velhos já estavam estabelecidos. De certo, não imaginava que, colocando na bagagem os valores de vida ensinados por seus pais, que lhe deram 11 irmãos,  e o comportamento adotado nas escolas públicas de sua terra natal, voaria ainda tão mais longe: Estados Unidos da América.

Aluna  atual regular do Curso de Técnico em Informática pelo Centro Paula Souza, na parceria Alberto Feres e Aehda, e tendo concluído o Técnico em Administração pela mesma entidade, em 2011, Jane foi destacada entre os aproximadamente 800 alunos da cidade, pelo seu desempenho escolar, recebendo por prêmio estadual uma viagem de 30 dias para cursar inglês e conhecer a cultura norte americana na cidade de São Francisco, Califórnia, onde chegará em 28 de abril próximo, integrando uma comitiva com outros 125 alunos de diversas cidades do Estado de São Paulo. Lá, permanecerá até 26 de maio de 2012.

A notícia foi recebida por Jane com muito entusiasmo e também apreensão, pois o "ritual" de documentação, traslado, contato com consulado americano para obtenção de passaporte e muitos outros detalhes da viagem foram uma grande novidade a movimentar sua vida, que estava pacata até então, confessa. Com simplicidade e modéstia, ela  faz questão de dizer que não considera melhor que nenhum outro aluno. " Participei  de um processo seletivo e me destaquei pelas notas, frequência e desempenho escolar. Outros também poderiam chegar lá estudando um pouco mais", declara.

Com muita gratidão, ela cita que deve muito ao incentivo da equipe da Paula Souza, e em especial às professoras Irene, de Inglês,  e Sandra, Administração, que lecionam nas turmas descentralizadas na Aehda, pois foram as grandes motivadoras e apoiadoras incondicionais para que participasse do processo seletivo. "Não posso deixar de agradecer também à escola Alberto Feres,  pela oportunidade, mas também à Aehda, à Alumínio Araras e ao Rotary Club de Araras, que estão viabilizando e complementando esta oportunidade. Por conta própria, não conseguiria dar conta dos gastos que implicam esta permanência de um mês no exterior", explica.

Sempre aplicada nos estudos, leitora ávida de romances e concentrada em sala de aula, Jane tem agora como desafio se comunicar o melhor possível na nova cultura, por isso, vem se esforçando em aulas regulares de inglês, além de pesquisas sobre os hábitos da região onde vai permanecer.

A sua receita para o bom desempenho escolar, segundo relata, é sempre valorizar as oportunidades de ensino, indagar os professores para não levar dúvidas para casa, estudo com concentração, leitura e intenso desejo de conhecer sempre mais.

Sobre sua base familiar, emocionada diz "mesmo com muitos filhos, meus pais, Alzemar e Vera Lúcia, a quem devo muito do que sou,  sempre trabalharam para suprir as necessidades básicas da família e sempre orientaram que uma vida melhor só viria por meio da educação, levando os estudos a sério". E completa "temos que ser bons alunos desde bem cedo, se quisermos construir um futuro melhor. Ser bom aluno compensa!".

Programa de Intercâmbio abre inscrições para o 2º semestre

Estão abertas as inscrições para Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, para 2º semestre de 2012. Podem se inscrever alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que estejam cursando o último semestre dos ensinos Técnico ou Tecnológico.

Serão 250 bolsas de estudo de um mês para o curso de General English, de aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma, que será aplicado em cinco cidades norte-americanas (Berkeley, Boston, Chicago, Fort Lauderdale e San Francisco). Entre os inscritos, serão selecionados os melhores alunos de cada unidade. Os embarques estão previstos para setembro e outubro.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 6,3 milhões.

Os interessados devem ler com atenção o regulamento do programa e fazer a inscrição até o dia 23 de maio, no site http://intercambio.fatgestao.org.br.

O programa

A edição 2012 do intercâmbio vai oferecer, ao todo, 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos Estados Unidos e 50 na Inglaterra. O programa contempla 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica das Etecs e das Fatecs.

Além dos 250 alunos que serão selecionados para embarcar no 2º semestre, 125 já embarcaram em abril e outros 125 embarcam em maio. Em julho, 50 professores de inglês viajam para Londres, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa na International House of English. Os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica também embarcam em julho, para os EUA.

O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.