• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Férias podem ser oportunidade de investir na carreira

Data: 27/12/2011
Fonte: Valor Econômico - SP - Online

SÃO PAULO - Aproveitar as férias do começo do ano – ou ao menos a diminuição no ritmo da rotina – para investir na carreira pode ser uma boa oportunidade. No Brasil ou no exterior, são muitas as escolas que oferecem cursos de curta duração para profissionais que querem se atualizar, fazer uma especialização ou até mudar de área.

Segundo profissionais ligados ao setor, a procura por cursos de férias tem aumentado. O maior crescimento registrado pela agência de intercâmbios STB nos últimos dois anos —cerca de 80% — foi relativo a programas do tipo, de acordo com a gerente de cursos da empresa, Márcia Mattos. “Além das empresas valorizarem cada vez mais, os profissionais mais experientes estão vendo que a geração que está chegando agora ao mercado já tem inglês fluente e por isso sentem a necessidade de se atualizar”, explica Márcia.

A variedade de cursos disponíveis é grande e a maioria já se diferencia do tradicional “business english”, escolha mais popular nas últimas décadas. Hoje há programas que oferecem inglês geral junto com aulas particulares focadas na necessidade profissional, cursos de “voice training”, que pretendem disfarçar o sotaque, programas voltados para toda a família, que também oferecem aulas para os filhos, e cursos de especialização, usados principalmente para quem tem planos de mudar de área na carreira.

O contador Alessandro Marchesino aproveitou um curso de inglês voltado para negócios para fazer a transição de sua carreira, da auditoria para a área de mercado de capitais. “Sempre tive essa aspiração, mas sabia que meu nível de inglês não permitia”, conta. Em 2000, ele passou três meses em Toronto e voltou com uma entrevista de emprego na PricewaterhouseCoopers marcada, após ter encontrado por coincidência um diretor da empresa na cidade canadense. Hoje, aos 37 anos, Marchesino é sócio da companhia e pensa em usar uma das próximas férias para fazer um curso de aperfeiçoamento de sotaque.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que está oferecendo 160 cursos de férias em São Paulo e 24 no Rio de Janeiro, também percebeu o crescimento da demanda nos últimos anos e, só na capital paulista, aumentou em 20% o número de cursos oferecidos em relação ao ano passado. Para janeiro de 2012, o coordenador de cursos de férias da ESPM-SP, Victor Trujillo, espera entre 3 mil e 3,5 mil alunos. “São executivos, empreendedores, acadêmicos e profissionais em geral que vêm do Brasil inteiro, muitas vezes bancados pela empresa em que trabalham”, explica.

Além das aulas, os alunos aproveitam a convivência com outros profissionais para fazer contatos e trocar experiências. É o que atrai Emanuelle Barreto, diretora de marketing do Hotel Vila do Mar, em Natal, a voltar todos os anos à capital paulista durante as férias e em fins de semana ao longo do ano, desde que começou a ter as aulas em 2009. Só em 2011 ela fez quatro cursos na escola e no ano que vem planeja cursar ao menos três. Além de se atualizar e conhecer histórias de outros profissionais da área de marketing, Emanuelle aproveita para manter o contato com os professores ao longo do ano. “O networking é um plus”, diz.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: