• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Resgate os impostos pagos no exterior

Data: 14/11/2011
Fonte: Você S/A - São Paulo/SP - Online

Devolução é válida para viajantes que ficam fora menos de três meses e compram bens duráveis, como roupas, calçados e eletrônicos

Voltar da viagem com uma graninha extra na carteira é o desejo de qualquer turista. Se depois do curso você pretende fazer compras no exterior, saiba que é possível resgatar parte do dinheiro que gastou. Basta ter organização e paciência na hora de solicitar o reembolso dos impostos pagos em roupas, calçados, malas, eletrônicos e demais produtos considerados bens duráveis.

De acordo com Humberto Murakami, gerente de Produtos do STB, todos os países da União Europeia fazem restituição do Imposto de Valor Agregado (IVA). “Nas Américas, o Canadá devolve as taxas. Já nos Estados Unidos, apenas os estados da Louisiana e Oregon oferecem o benefício”. O processo de juntar as notas fiscais, preencher os formulários das lojas e enfrentar filas para todos os trâmites dá trabalho, sim. Mas segundo Murakami, a economia pode ser maior do que se imagina. “É possível resgatar entre 15% a 20% do que foi gasto”, afirma.

Veja como pedir o reembolso:

Países que restituem o IVA
Todos os que fazem parte da União Europeia, além da Noruega, Islândia e Suíça. Na Europa, o imposto costuma ser designado pelas siglas IVA ou VAT, mas ele pode mudar em cada país. Na França, é Taxe sur la Valeur Ajoutée (TVA). No Canadá, Goods and Services Tax (GST), Harmonized Sales Tax (HST) ou TVQ, em Québec.
Dica quente: O único requisito para solicitar o benefício é permanecer menos de três meses no exterior.

Peça o formulário nas lojas
É preciso atingir um valor mínimo de compra, que varia de um país ao outro. Na loja, o viajante deve mostrar o passaporte e pedir o formulário de solicitação de devolução de imposto, o Tax Refund Cheque, na área de atendimento ao cliente.
Os estabelecimentos que oferecem esse formulário têm na vitrine o adesivo Tax Free Shopping e são ligados a empresas que fazem a restituição de IVA, como a Global Blue e a Premier Tax Free. É possível consultar os países e lojas participantes nos sites: www.global-blue.com e www.premiertaxfree.com
Dica quente: Procure fazer compras em um grande magazine. Assim, você não perde dinheiro até atingir o valor mínimo.

Guarde todos os formulários
Os formulários já saem das lojas com as respectivas notas fiscais grampeadas. Preencha todos com os dados solicitados e deixe cada um em seu próprio envelope, sem misturá-los.
Dica quente: Não jogue fora a 2ª via das notas fiscais – você pode precisar delas ao desembarcar no Brasil.

Três horas de antecedência
Na volta ao Brasil, chegue cedo ao aeroporto, marque seu bilhete e, com a passagem em mãos e formulários preenchidos, dirija-se à sala Tax Free do aeroporto. Ali, os inspetores da alfândega irão carimbar todos os papéis e informar o valor a ser restituído.
Dica quente: não despache a bagagem logo que chegar – os fiscais comparam as compras com as notas fiscais.

Prefira o reembolso em dinheiro
Assim que passar pelas máquinas de raio-X, procure a sala de Tax Refund. Ela costuma ficar dentro de um banco ou em casas de câmbio.
Se o aeroporto não tiver sala Tax Refund, mande os envelopes com a papelada devidamente carimbada pelo correio – é comum as caixas de envio se localizarem depois da alfândega.
Sempre que possível, receba a restituição na hora, em dinheiro, mesmo se houver alguma taxa administrativa. Reembolsos creditados no cartão de crédito, ou enviados em cheque pelo correio, podem demorar muito a chegar. Depois de tanto esforço, melhor não correr riscos!
Dica quente: Se o voo tiver conexões – especialmente apertadas - faça todo o processo no primeiro país de embarque.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.