• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Programa de intercâmbio beneficia francanos

Data: 16/12/2010
Fonte: Diário da Franca - Franca/SP - Online

Alunos de seis escolas técnicas são contemplados com cursos intensivos de inglês nos EUA

Da Redação/DF

O Governo do Estado lançou projetos para estudantes e professores da região de Franca. O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos.
No total, o Programa contempla 500 alunos e 100 professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. E na região de Franca, alunos de seis Etecs serão beneficiados com o intercâmbio.
Na cidade, a Etec Júlio Cardoso, em Batatais, a Etec Antonio de Pádua Cardoso, em Miguelópolis, a Etec Laurindo Alves de Queiroz, em Orlândia, a Etec Prof. Alcídio de Souza Prado, em Igarapava, a Etec Antônio Junqueira da Veiga, e em São Joaquim da Barra, a Etec Pedro Badran.
Os cursos intensivos terão duração de um mês e acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles.
O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.
Bolsistas viajam com todas as despesas pagas - curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde - com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes.
O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.
Na primeira etapa do programa, mais de 8 mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro. Cinquenta professores viajam para os EUA em janeiro de 2011.
A viagem dos primeiros 250 alunos ocorre em março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.
O governador Alberto Goldman assinou o projeto na terça-feira, 14, onde estava presente o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participam da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs.

Empregabilidade
Segundo o levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, divulgado no ano passado, 92,8% dos tecnológos que estudaram nas Fatecs estão empregados até um ano depois de formados. Os cursos na área de Ambiente, Saúde e Segurança são os que mais empregam - 96,2%.
A pesquisa, que ouviu estudantes formados em 2007, mostra também que cresceu o nível salarial. Na média, os concluintes ganham quatro salários mínimos e após um ano passam a receber 5,5 salários mínimos. As grandes empresas são as que mais contratam (40%), seguidas pelas médias (19,5%) e pelo serviço público (18,9).

Confira as escolas técnicas que foram escolhidas para receber o programa:

Escola Técnica Município
Etec Antonio de Pádua Cardoso Batatais
Etec Dr. Júlio Cardoso Franca
Etec Laurindo Alves de Queiroz Miguelópolis
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado Orlândia
Etec Antônio Junqueira da Veiga Igarapava
Etec Pedro Badran São Joaquim da Barra
Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.