• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Sala de Imprensa

Uso constante de redes sociais, MSN, Skype e rádio pode atrapalhar intercâmbio, alertam agências

Data: 25/05/2010
Fonte: O Globo - Online

Facebook, Orkut, Skype, MSN, Twitter... Tudo muito legal, mas é preciso saber se desapegar. Segundo agências de intercâmbio, a tecnologia se tornou uma inimiga da experiência de morar fora do país por um tempo.

- A ideia do intercâmbio é você se desconectar do país de origem e se envolver com outro cotidiano. O uso constante da internet deixa o estudante muito vinculado ao Brasil. Ele fica sabendo das festas e de tudo que acontece aqui, e isso dificulta a adaptação - explica Felipe Quintino, gerente regional da STB no Rio. - Antigamente, a pessoa falava com a família por telefone uma vez por semana.

O estudante de marketing Julio Cesar Eiterer, de 24 anos, reconhece que deixou a web prejudicá-lo durante o mês que passou estudando inglês em Montreal, no Canadá, em fevereiro. Ele ficava horas a fio no computador, alternando entre MSN, Skype e Twitter. Por vezes, não saiu com os colegas do curso e deixou de fazer os deveres de casa. Tudo para ficar mais tempo na internet.

- Às vezes, a galera do curso ia almoçar ou dar uma volta no shopping, e eu preferia ir para casa, porque, como Montreal está sempre quatro horas antes do Brasil, se eu entrasse no computador à noite, o pessoal aqui estaria dormindo - conta ele. - Também deixei de fazer dever de casa para ficar na internet, e isso prejudicou a minha avaliação no curso.

As irmãs Daniela e Deborah Gierkens, de 17 e 19 anos, respectivamente, fizeram intercâmbio em épocas diferentes - e ambas usaram e abusaram das novas tecnologias. Mas, de acordo com Daniela, nada disso atrapalhou. Ela conta que falava com a família e as amigas no Brasil todos os dias, e o hábito não a impediu de fazer vários amigos no Canadá.

- Meus "pais" em Vancouver até se irritavam comigo porque eu estava sempre fora de casa, com a galera de lá - conta Daniela. - Falava todo dia com meus pais pelo rádio e com as amigas no MSN. Tudo depende de cada um. Se a pessoa for tímida e tiver dificuldade para conhecer gente nova, a internet pode mesmo atrapalhar. Mas eu levei numa boa.

Segundo Quintino, já houve casos de estudantes que publicaram comentários ofensivos sobre suas "famílias temporárias":

- Os anfitriões acabaram lendo as postagens e se criou um constrangimento. É preciso saber que a web é um ambiente público.

Para evitar percalços, Talitha D'Avila, de 16 anos, vai evitar o computador enquanto estiver em San Diego, nos EUA, no segundo semestre.

- Vou levar rádio, mas a idéia é usar bem pouco.
Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.