• COMPRE PELO TELEFONE (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

Quer trabalhar no Canadá? Tire todas as suas dúvidas

Publicado em: 25/07/2016


Se você está pensando em estudar e trabalhar no exterior, já deve estar sonhando com um intercâmbio no Canadá. “Este é o país mais convidativo para intercâmbio. Se você faz um curso em uma instituição pública, universidade ou college, você pode, depois, estender o visto para trabalhar no país por até três anos. Além disso, pode levar a família junto com você: seu cônjuge recebe o visto de trabalho e pode trabalhar quando você começar seu curso, e seu filho pode até estudar lá com a educação paga pelo governo, dependendo da província”, afirma o gerente de cursos do STB Bruno Contrera. 

 

De acordo com o Consulado Geral do Canadá, há três formas mais comuns para estudar e trabalhar no Canadá: embarcando em programas que unem estudo ao trabalho, solicitando a permissão de trabalho após o recebimento do diploma do curso superior ou sendo contratado por um empregador canadense.

 

No primeiro caso, você pode trabalhar até o fim da duração de sua permissão de estudo. Já se você quiser pedir a permissão para trabalhar no país após concluir uma graduação ou pós-graduação, poderá ficar o tempo proporcional à duração de seu curso (se estudou por um ano, poderá ficar um ano no país, por exemplo), sem exceder o período de três anos. Para os estudantes que pretendem fazer um curso vocacional com duração a partir de 6 meses, a oportunidade de trabalhar é garantida.

 

O STB oferece programas de estudo e trabalho no Canadá que combinam 12 semanas de curso com 12 semanas de estágio não remunerado ou remunerado, dependendo da área de estudo. Durante o período do curso, o estudante pode trabalhar 20 horas por semana e, durante o programa de estágio, poderá trabalhar 40 horas semanais.  Os cursos vocacionais oferecidos pelo STB vão de 26 semanas a 2 anos, com possibilidade de extensão do visto para até 3 anos.

 

Já se você quer solicitar uma permissão de trabalho sem vínculo de estudo, pode trabalhar por, no máximo, quatro anos. Após esse período, você não poderá mais trabalhar no país até que um novo período de quatro anos tenha se passado. Essa é a chamada “cumulative duration rule”. Importante: para poder solicitar um visto de trabalho, você precisa ter passado quatro anos consecutivos fora do país ou, se já estiver morando por lá, deve estar com visto de visitante ou estudante --e sem trabalhar.

 

Confira as principais dúvidas de quem quer começar a trabalhar no Canadá:

 

Quais são os documentos necessários para poder trabalhar no Canadá?

 

Se você pretende trabalhar sem estudar no Canadá, você precisa, primeiramente, ter recebido uma proposta de um empregador canadense, que providenciará o Market Impact Assessment (LMIA), uma declaração do Employment and Social Development Canada que confirma que ele pode contratá-lo. Depois, precisará de provas de que você recebeu esta oferta e de que você tem certificação e qualificação para trabalhar nessa ocupação. Além disso, precisará de uma carta de permissão para trabalhar, que será emitida pelo Consulado, e também uma permissão de trabalho, que é grampeada em seu passaporte na imigração. No caso dos brasileiros, é preciso ter um visto de permissão de trabalho no Canadá. Quem tem dupla cidadania precisa apenas do ETA (Autorização Eletrônica de Viagem), que é emitida online.

 

Se eu for apenas para trabalhar, como peço uma permissão de trabalho?

 

Brasileiros sem dupla cidadania precisam aplicar por uma permissão de trabalho antes de entrar no país. Já se você tiver dupla cidadania de um país isento de visto no Canadá, pode solicitar a permissão de trabalho na fronteira, mas é preciso ter toda a documentação citada acima em mãos para apresentar. Se você pedir a permissão antes de entrar no Canadá, você receberá uma carta que garante que sua aplicação foi aprovada, e você deve apresentá-la quando entrar no Canadá.

 

Qual o salário mínimo no Canadá?


O salário mínimo por hora no Canadá varia de CAD 10.45 a CAD 11.25, dependendo da província ou território. Os estágios podem ser remunerados ou não, dependendo da área de estudo.

 

Meu marido/mulher e meus filhos dependentes podem ir comigo?


Sim, desde que eles atendam às exigências para residentes temporários no país, provem que apenas ficarão no Canadá temporariamente e que não têm antecedentes criminais. Cada um deve completar e assinar seu próprio formulário –no caso de menores de 18 anos, um dos pais ou o responsável legal deve assinar.

 

Meu marido/mulher também poderá trabalhar?


Sim, na maioria dos casos, seu marido/mulher poderá trabalhar no Canadá. No entanto, ele também precisará solicitar uma permissão de trabalho.

 

Para mais informações sobre vistos e exigências de trabalho no Canadá, clique aqui.

Voltar

Siga-nos

COMPRE ONLINE
Maximizar aba
COMPRE ONLINE Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00


Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.