• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

Curso online ou presencial: qual a melhor opção para se aprender um idioma?

Publicado em: 04/07/2016


Com a correria do dia a dia e a busca constante pela otimização do tempo, cresce cada vez mais o número de cursos a distância. Não à toa, segundo a Certifyme.net, empresa estrangeira que oferece cursos online, estima-se que, em 2019, quase metade das aulas de universidades serão realizadas via e-learning.

 

Para quem planeja aprender um novo idioma virtualmente, as possibilidades são praticamente infinitas; mas será que optar pelo ensino da língua ministrado 100% online é a melhor opção? De acordo com alguns especialistas em educação que consideram o aprendizado tradicional único e mais proveitoso, a resposta é não. Para muitos alunos também, como mostrou uma pesquisa realizada por um grupo de alunos internacionais de universidades norte-americanas no ano passado: a maior parte dos mil entrevistados prefere ter aulas cara a cara que no computador.

 

Abaixo, selecionamos seis vantagens que farão você entender a importância de aprender um novo idioma presencialmente e, mais ainda, em um país onde ele é falado. Confira:

 

Apelo multissensorial

 

Geralmente melhor estruturadas, as aulas presenciais apelam para a experiência multissensorial. Isto significa que, em classe, são oferecidas aos alunos diversas opções de ensino (vídeos, aulas em PowerPoint, discussões em grupo etc). Além disso, existe a vantagem da maior capacidade de concentração e a possibilidade de desenvolver amizades e relacionamentos profissionais ao mesmo tempo em que o idioma é aprimorado.

 

Respeito à individualidade

 

Um aluno é diferente do outro. Enquanto alguns aprendem com mais facilidade, outros têm um pouco mais de dificuldade. Durante o ensino, é fundamental respeitar as particularidades de cada pessoa. Um dos maiores benefícios do ensino presencial é o fato do professor poder observar as especificidades de cada aluno, seja por meio da leitura, das aulas de conversação, da gramática e do áudio, tanto em atividades individuais quanto em grupo. O e-learning geralmente não oferece ao estudante um parâmetro muito concreto para que ele perceba com clareza como está sendo sua evolução.

 

Interação lúdica

 

Para estimular o aprendizado e a vivência social, independente da faixa etária, o ensino presencial recorre a atividades lúdicas, tais como jogos, músicas e brincadeiras, que tornam a aula mais dinâmica, envolvente e prazerosa. E isso é comprovado por educadores e cientistas: quanto mais você torna o ensino próximo do dia a dia do aluno – ou menos sério –, maiores as chances do estudante conquistar um melhor rendimento. Quando se fala de ensino de idiomas, essa regra continua valendo.

 

Ambiente adequado é fundamental

 

Ter uma rotina e contar com um local adequado é importantíssimo para que o processo de aprendizagem se dê da melhor forma. Às vezes, estudar em casa faz com que o aproveitamento seja menor. Isso porque no ambiente doméstico nem sempre é possível ter silêncio e privacidade, o que pode acabar diminuindo a capacidade de concentração dentro do ambiente familiar.

 

Convivência

 

Grande diferencial dos cursos de idiomas presenciais, a convivência em turma permite troca de experiências e contato com colegas de diversas partes do mundo que não é possível ter quando se opta pelo e-learning. Além do fator social em si essa é uma questão que faz bastante diferença no aprendizado.  Afinal, a comunicação depende não só da língua, mas do contato visual, da linguagem corporal e do entrosamento entre os alunos.

 

Possibilidade de realizar trocas culturais significativas

 

Não é exagero dizer que a melhor forma de aprender ou se aprofundar em uma nova língua é vivê-la. Realizar um intercâmbio significa conviver com a cultura, os hábitos e os costumes de outro país. Não é apenas o aprendizado de um idioma que o intercambista acaba levando para casa, mas uma experiência que lhe renderá frutos tanto na vida pessoal quanto profissional.

 

Embora nada substitua a educação tradicional e presencial, cursos online podem ser de grande ajuda como um “plus” no aprendizado. Escolas como o Eurocentres, por exemplo, dão acesso a seu conteúdo online para cada estudante matriculado. Assim, o aluno já começa a estudar antes mesmo de embarcar para viver sua experiência internacional. 

 

Agora é hora de escolher o idioma e o seu destino preferido e embarcar com o STB!

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: