• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

Disciplinas eletivas: as matérias diferentonas do ensino médio nos Estados Unidos

Publicado em: 31/03/2016


Paisagismo, fotografia, psicologia. Das diferenças marcantes do Ensino Médio brasileiro para o High School americano, se destaca a possibilidade de cursar matérias eletivas, mais próximas do gosto do aluno. As vantagens são inúmeras, da competitividade no mercado de trabalho à possibilidade de incluir uma matéria “relax” no currículo.

 

Gerente do High School STB, Denis Florêncio explica que, no ensino americano existem cinco matérias obrigatórias, as “core subjects”, que devem ser cursadas por todos os alunos do Ensino Médio. E quais são elas, afinal? Inglês e outras disciplinas nas áreas de matemática, ciências, humanas e educação física. O resto da grade é eletiva – e é aqui que a coisa fica interessante: são três ou quatro módulos sob total escolha do aluno.

 

Os motivos que levam a essa escolha são variados. As áreas de estudo também. A ideia é que o aluno use essa área para treinar suas habilidades, com matérias focadas em sua aptidão. Mas há quem opte por exercer sua criatividade, desenvolver trabalho social ou até mesmo "aliviar" a grade curricular com disciplinas de menos cobrança. Abaixo, uma relação com diferentes disciplinas/áreas de estudo. Para quem vai cursar High School nos EUA, uma lista pra se ficar atento: além do curso, propriamente dizendo, o ideal é combinar disciplinas que podem ajudar mais tarde. A boa notícia é pra quem já terminou o Ensino Médio do Brasil: sem necessidade de convalidar nenhuma core subject no Brasil, o aluno pode fazer um semestre (ou ano) apenas com optativas, já pensou?

 

Olho no emprego

“As matérias vocacionais são muito comuns” conta Denis, “essa é a hora do adolescente experimentar de verdade o que é economia, publicidade, design de interiores ou paisagismo”. Combinações como psicologia e marketing, por exemplo, podem ser uma porta de entrada de um futuro publicitário, antes mesmo de ingressar uma faculdade.

 

Delícia de matéria

Curiosamente, uma disciplina das favoritas no ensino americano é na cozinha: “culinária é frequentemente a matéria do coração dos alunos”. Os mesmos alunos que vivem fugindo da cozinha de casa,vale dizer. O motivo? Além de serem aulas relaxantes e acontecerem em cozinhas industriais, os alunos são convidados a experimentar suas delícias no final da aula. Estão servidos?

 

Aula de Culinária - Divulgação: inkfreenews

 

Aulas artsy

É fato conhecido que a competitividade e a cobrança no Ensino Médio podem ser uma pressão para o estudante. Nesses casos, uma boa escolha podem ser as disciplinas artísticas, que usam a criatividade como incentivo. Nesse caso, Denis lista teatro (dramaturgia), fotografia e até matérias que envolvem tecnologia, como design gráfico ou design de jogos.

 

As diferentonas

Em geral, cada estado (ou escola) conta com sua própria grade curricular, disponibilizando diferentes matérias eletivas. Acontece de algumas delas parecerem até meio estranhas para quem está acostumado ao Ensino Médio do Brasil: já pensou listar musculação no currículo? E que tal aviação? Para a turma que curte moda, essa pode ser uma matéria. E outra favorita, escolhida por muitos alunos, é a de ciências forenses – isso mesmo, colégio estilo CSI. Encara?

 

Aula de Ciências Forenses - Divulgação: Arizona State University

 

APROVEITE: High School nos Estados Unidos em até 10 vezes sem juros e sem entrada. Últimas vagas!

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.