• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

A hora certa para o Intercâmbio

Publicado em: 18/05/2015


Sempre que me fazem essa pergunta eu respondo que o jovem não precisa estar maduro para fazer uma viagem de intercâmbio, mas sim desejar amadurecer. A maturidade não vem pronta. Maturidade é um processo que pode acontecer em momentos de muita dor – decorrente por exemplo de uma perda ou mudança delicada em nossa vida – ou quando somos expostos a situações que exigem respostas decisivas de nossa parte, como se a vida nos perguntasse "qual é a sua?" 
 

Como uma viagem de intercâmbio, que oferece uma séria de oportunidades e experiências desafiadoras para gerar esse amadurecimento. Ou seja, quando você decidir amadurecer é porque chegou a hora de procurar uma viagem. É claro que há uma série de dicas que você pode seguir antes de ir para um intercâmbio. Pode começar a se organizar sozinho, procurar acordar com despertador, arrumar seu quarto, enfim, tentar resolver seus próprios problemas sem precisar recorrer aos seus pais. Isso irá formando naturalmente a autonomia que você precisa para agir com melhor desenvoltura quando estiver no exterior.
 

Durante uma viagem acontecem novidades, imprevistos, situações que nos desafiam. Então, quando as coisas se tornarem difíceis, jovens imaturos ligam para os pais em busca de soluções. Os mais maduros tentam encontrar sozinhos os meios para resolverem as coisas. Uma dica legal, que vale tanto para uma viagem quanto para sua vida agora, é sempre que você estiver em apuros, pare e pense: "será que eu já tentei de tudo pra resolver esse problema?' ou “como o meu melhor amigo reagiria diante desta situação?".
 

Na verdade, a maturidade independe da idade. Ela tem muito mais a ver com as experiências anteriores que você teve. Você pode ter 18 anos e ter mais maturidade que alguém de 25. Por isso, é importante tomar atitudes na vida pessoal, social e afetiva. Procurar desde cedo tomar conta de si, minimizando assim as chances de um choque cultural lá fora. A grande missão de um intercâmbio, além do aprendizado da língua e da cultura, é o aprendizado da língua interior e da cultura interior.
 

Em vez de dizer "eu tenho medo do que vai acontecer", você precisa dizer "eu vou encontrar um caminho para a minha vida", assumir uma postura proativa, colocar seu foco nas soluções e não nos problemas, cultuar suas virtudes e não seus medos. Uma viagem é a hora do filho mostrar para os pais que está pronto para enfrentar o distanciamento. À vezes os pais temem porque percebem atitudes imaturas do filho no dia-a-dia. Mas nada que você não possa superar com um planejamento básico e um processo de adaptação à idéia de ir para o exterior.
 

O primeiro passo é fazer uma auto-reflexão: "será que eu estou pronto para crescer, será que quero crescer?". E começar a organizar a sua vida como se já estivesse no intercâmbio, tomando conta de si mesmo, com hábitos mais positivos e vivendo com segurança. Se você souber cuidar de si aqui, vai saber cuidar de si lá fora. Eu diria que vale refletir sobre um ditado que diz "se eu não for por mim, quem será? Se não for agora, quando?". É de um livro clássic, que se chama "A Ética dos Pais" e fala sobre intercâmbio.
 

Ou seja, se você não escolher amadurecer, se não aceitar o desafio de ficar consigo mesmo por um mês, por seis meses, quem vai agüentar? Se você vive a vida só por você, se não ajuda em casa, que pessoa você é? Se você não aceitar o desafio de crescer agora, quando é jovem, quando pode errar, quando tem tempo, energia e não tem amarras ou grandes compromissos, quando isso vai ser? E se você chegou até o final deste artigo e sente vontade de ser um grande homem, uma grande mulher, dê o primeiro passo.
 

Dê um sim à vida, vá voar! Eu gosto de uma frase do Allan Kay, inventor do notebook, que diz "a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". Ora, a melhor maneira de prever como vai ser sua viagem é fazer desse um momento maravilhoso na sua vida. Uma viagem que começa agora! Uma viagem interior, para dentro de si mesmo.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: