Tudo sobre Intercâmbio

Malia Obama decidiu adiar a faculdade e fazer um Gap Year; conheça os motivos

Publicado em: 10/02/2017


Bastou a Casa Branca anunciar que Malia Obama, filha do presidente norte-americano Barack Obama, tiraria um ano sabático antes de entrar na universidade de Harvard para que o Gap Year passasse a ser um dos termos mais pesquisados do Google. O Gap Year nada mais é do que o período sabático entre o colégio e a faculdade em que os estudantes dão um tempo nos estudos formais para apostar em experiências de autoconhecimento que podem ser muito valiosas para o seu futuro. Malia fez seu programa com a Where There Be Dragons, organização líder em educação multicultural que oferece programas de Gap Year relacionados à cidadania global, à liderança e ao autoconhecimento, e é representada no Brasil com exclusividade pelo STB.

 

De acordo com o Council for International Educational Exchange, Harvard tem visto um aumento de 33% no número de alunos que fazem um Gap Year. E reitores e acadêmicos de todo o mundo concordam que essa prática tem, de fato, um valor imensurável para os estudantes, que passam a ter mais tempo para aprender coisas novas e descobrir o que realmente querem fazer de suas vidas antes da universidade. Motivos não faltam para embarcar em um programa de Gap Year. Confira os principais!

 

1 - Fazer novos amigos e sair da zona de conforto

 

Fazer amigos de diversas culturas e nacionalidades enriquece suas perspectivas sobre o mundo. “Nos tornamos mais sábios e bem informados quando saímos da nossa zona de conforto e abrimos a mente para conversar com pessoas que têm a vida dramaticamente diferente da nossa”, diz Chris Yager, fundador e diretor executivo do programa Where There Be Dragons.

 

 

2 – Ter melhor desempenho na faculdade

 

“Estudos têm mostrado que os alunos de Gap Year tendem a superar seus colegas em todas as métricas, devido a habilidades e valores adquiridos durante o programa”, diz Rosana Lippi, gestora do STB responsável pelos programas de Gap Year da Where There Be Dragons. Muitas escolas, inclusive, afirmam que os alunos que fazem o programa costumam tirar notas melhores e demonstram estar mais envolvidos com as tarefas da faculdade.

 

Segundo pesquisa feita pela American Gap Association em 2015, 73% dos estudantes disseram que o período sabático aumentou a sua prontidão para entrar na faculdade. E, segundo o Departamento de Educação dos Estados Unidos, 90% dos alunos que vão para a faculdade após um Gap Year tendem a ter melhores notas nos GPAs e serem mais engajados no campus do que seus colegas.

 

3 - Poder descobrir sua verdadeira vocação

 

É comum que os universitários escolham uma área de estudos e que, mais tarde, percebam ser completamente diferente do que esperavam. Fazendo um Gap Year, o estudante tem um período de experimentação - sem trabalhos escolares, pressão de provas e prazos - para descobrir a sua verdadeira vocação. Segundo pesquisa da American Gap Association, 77% dos entrevistados afirmam ter encontrado um propósito de vida após o programa. 

 

 

4 – Viver uma grande aventura de autoconhecimento

 

Dar a si mesmo um tempo para respirar, viajar, construir experiências e viver de uma maneira diferente do que está habituado é importante para os estudantes. Este é o momento perfeito para se aventurar em uma viagem de autoconhecimento e de muitas descobertas. Os pesquisadores da American Gap Association descobriram que 98% dos alunos entrevistados acreditam que fazer um período sabático os ajudou em seu desenvolvimento pessoal e 97% disseram que o Gap Year aumentou a sua maturidade.

 

5 - Ser um expert em se adaptar a novas situações

 

Em um Gap Year, o estudante é forçado a se adaptar a uma nova realidade e, muitas vezes, é integrado a uma linguagem e a uma cultura completamente diferentes da sua. Apesar de não parecer, a faculdade também requer flexibilidade – e um ano sabático pode ajudá-lo a adquiri-la.

 

 

6 - Voltar com um currículo brilhante

 

Um período sabático envolve morar e absorver uma cultura diferente e, muitas vezes, trabalhar no exterior. Independentemente da área em que o aluno trabalhe, ele irá adquirir uma experiência internacional valiosa e turbinar o seu currículo, provando ter habilidade de negociar com pessoas de diferentes culturas.

 

 

 

Voltar

Siga-nos

COMPRE ONLINE
Maximizar aba
COMPRE ONLINE Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00, exceto feriados nacionais ou feriados do estado de São Paulo.


Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.

STB - Student Travel Bureau