TESTDAF - Teste de Alemão como Língua Estrangeira

O QUE É DAF?

O TestDaF é um teste padronizado de proficiência em idioma alemão para não-nativos. Na escala de seis níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, ele engloba os níveis B2 a C1. O teste avalia os conhecimentos em Lesen (habilidade da leitura), Hören (habilidade da escuta), Schreiben (habilidade da escrita) e Sprechen (habilidade da fala).  As tarefas do TestDaF foram desenvolvidas pelo TestDaF-Institut, que é uma instituição gerida pela Sociedade Acadêmica Preparação Estudo e Desenvolvimento de Testes (Gesellschaft für Akademische Studienvorbereitung und Testentwicklung eV) da Alemanha.

QUEM DEVE FAZER O DELF E PRA QUE ELE SERVE?

O TestDaF, formalmente Test Deutsch als Fremdsprache (Teste de alemão como língua estrangeira), destina-se a pessoas que desejam cursar uma universidade na Alemanha e precisam fazer uma prova de proficiência no idioma alemão. Ele serve como um certificado de proficiência em língua alemã, atestando habilidades avançadas em fala, escrita, compreensão e leitura do idioma. Ao ser aprovado no TestDaF, o estudante comprova que pode extrair importantes informações individuais de textos curtos, consegue compreender os detalhes e conteúdos globais de textos diversos, sabe extrair informações detalhadas de situações cotidianas, consegue acompanhar entrevistas ou discussões relacionadas a temas de estudo ou assuntos científicos em geral, consegue entender palestras sobre temas científicos, sabe redigir um texto próprio claro, bem estruturado, e apresentar argumentos, sabe descrever, resumir e comparar dados entre si, consegue manifestar sua opinião de modo fundamentado em discussões e conversas, avaliar alternativas e formar hipóteses. Ou seja, todas as habilidades necessárias para cursar de graduação superior ministrada exclusivamente em Alemão. Caso a pessoa não pense em estudar numa faculdade, o TestDaF também serve como comprovante internacionalmente reconhecido de proficiência avançada em alemão.

ONDE ELE É ACEITO?

O TestDaf é reconhecido por empregadores e todas as Instituições de ensino como prova das habilidades essenciais de alemão requeridas pelo mercado de trabalho e universidades alemãs.

COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO DO DAF?

O teste consiste em quatro partes. Cada parte é classificada separadamente e as notas de cada seção da prova são mostradas no certificado. A nota máxima é cinco.

Algumas universidades exigem que os candidatos obtenham uma determinada nota em todas as partes do exame, mas outras contam apenas na nota total. Por isso, resultado do TestDaf não é classificado simplesmente como "aprovado" ou "reprovado”.

O teste também separa os examinados em diferentes níveis do idioma (TestDaF nível três, quatro e cinco), que correspondem aos níveis B2 ao C1 do Quadro Europeu de Referência. Se o candidato não atingir o nível mais baixo, "unter TDN 3" (inferior a TestDaf Nível três) é impresso no certificado.

A prova é dividida nas seguintes seções:

Leseverstehen: São apresentados três textos para interpretação, que variam entre fáceis a difíceis. O participante deve mostrar que pode ler textos com uma referência temática e linguística na área da faculdade que deseja estudar. O estudante tem 60 minutos para completar essa parte da prova.

Hörverstehen: O estudante escuta três exercícios com níveis de dificuldades diferentes. Dura aproximadamente 30 minutos e os estudantes têm um tempo de 10 minutos para passar as respostas a limpo no gabarito.

Mündliche Ausdruck: São sete exercícios de fala realizados no computador, onde os participantes devem mostrar que sabem atuar linguisticamente em diferentes ocasiões. São apresentadas situações da vida universitária e os alunos precisam saber expressar-se espontaneamente no contexto. 

Schriftliche Ausdruck: Nesta parte do exame, os participantes devem mostrar que eles podem escrever um texto claro, estruturado e coerente sobre um determinado assunto. Na primeira seção é necessário descrever os dados do texto ou realizar um gráfico estatístico. A segunda parte exige a opinião do estudante acerca da discussão.

O aluno tem 60 minutos para desempenhar essa tarefa.

O resultado é entregue depois de aproximadamente seis semanas da data da prova.


QUANDO E COMO POSSO FAZER O DALF? POSSO REPETIR O EXAME SE NÃO TIVER TIDO UM BOM DESEMPENHO? QUANTO CUSTA O EXAME?

O teste pode ser realizado em 95 países diferentes em todo o mundo e possui seis datas de realização por ano, nos meses de fevereiro, abril, junho, julho, setembro e novembro. A inscrição para a prova é feita diretamente no site do TestDaF-Institut. Quando um candidato não consegue atingir a nota desejada ou exigida, ele pode voltar a fazer o exame. O exame, no Brasil, custa € 130,00.

Conheça os cursos preparatórios para o exame TESTDAF e onde é possível fazê-los.

 

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:

 

Voltar

 

 

Siga-nos

COMPRE ONLINE
Maximizar aba
COMPRE ONLINE Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00, exceto feriados nacionais ou feriados do estado de São Paulo.


Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.

STB - Student Travel Bureau