• COMPRE PELO TELEFONE (11) 3038-1551

INTERCÂMBIO EM OXFORD

 

Lar da mais antiga e renomada universidade do Reino Unido, Oxford abriga construções centenárias, belíssimos jardins, estudantes de diversas partes do mundo, pubs animados e muita história. Confira neste guia tudo que você precisa saber para fazer um intercâmbio em Oxford!

INFORMAÇÕES ÚTEIS

TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 999

CÓDIGO DDI: 44

CÓDIGO DDD: 1865

FUSO HORÁRIO: +3 ou +4 horas em relação à Brasília, dependendo do horário de verão

TEMPERATURA: No verão a temperatura média fica entre 9ºC e 23ºC. No inverno, varia entre 1ºC e 9ºC 

VOLTAGEM: 240V

MOEDA: Libra

 

MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR A OXFORD

O ideal é visitar a cidade na transição do verão para o outono, entre agosto e setembro. Nesta época, as temperaturas ainda não são tão baixas quanto no inverno e os preços ficam mais em conta do que em julho, auge do verão e da alta temporada.

O QUE FAZER EM OXFORD

Festas, igrejas, museus, passeios... Quase tudo na cidade gira em torno da renomada Universidade de Oxford! E não é pra menos. Afinal, a história lhe deve muito: a instituição é a universidade mais antiga do Reino Unido, serviu de moradia para reis e educou de importantes líderes mundiais a gênios da literatura.

Dentre os highlights da instituição estão o Christ Church (o college mais famoso, onde inúmeras cenas da saga Harry Potter foram gravadas) e a Bodleian Library, que conta com mais de 12 milhões de itens impressos no acervo. Para quem deseja se aprofundar ainda mais em arte e história, há também o Museu de História Natural e o Ashmolean Museum.

Nos arredores da universidade, um cantinho bucólico às margens do Rio Cherwell configura o cenário perfeito para relaxar ou fazer um piquenique. É dali, também, que partem os tradicionais punting tours.

Outro atrativo da região é o Oxford Castle, erguido em 1071; e o Palácio de Blenheim, localizado a 13 km do centro da cidade. Aproveite o passeio para caminhar pelo parque de mais de 800 hectares e para admirar os jardins do grandioso palácio rural!




 

TRANSPORTE PARA O SEU INTERCÂMBIO EM oxford

 

BICICLETA: Os principais pontos turísticos de Oxford estão reunidos na região central da cidade, o que possibilita que a maioria dos trajetos seja feita a pé ou de bicicleta. É assim, inclusive, que os moradores preferem se locomover por lá.

ÔNIBUS: Os ônibus de linha atendem perfeitamente as vias principais. Há diversas opções de passagem: individuais, familiares, diárias, semanais, mensais... Informe-se para encontrar o melhor custo-benefício!

 

ONDE COMER EM OXFORD

Dos chutneys e conservas aos pães e tortas caseiros, o cardápio do The Perch (um dos mais antigos pubs da cidade!) tem foco na comida britânica de fazenda. Durante o verão, a casa serve os pratos do lado de fora, em mesinhas espalhadas pelo jardim. Já no inverno, a lareira da construção dá conta de atrair a clientela. 

Para experimentar um dos melhores fish n’ chips de Oxford, procure pelo The White Horse, um tradicional restaurante localizado entre os dois prédios da Blackwells, na região central da cidade. Para os vegetarianos, a dica é apostar nas tortas caseiras, outra especialidade do local.

No charmoso The Rose, todos os ingredientes vêm de pequenos produtores locais e são preparados artesanalmente. Além de sanduíches, saladas e lanches, a casa também é especializada em bolos e chás ingleses. Perfeita para uma visita no final da tarde!

 

ONDE FAZER COMPRAS EM OXFORD

Localizado no coração da cidade desde 1772, o Covered Market é uma verdadeira vitrine da produção artesanal britânica. Por lá é possível encontrar de tudo: desde roupas, chapéus e acessórios até comidas, flores e doces.

A menos de 10 minutos de caminhada do mercado, em frente ao Christ Church College, uma pequena lojinha dedicada à personagem mais famosa de Lewis Carrol também merece a sua visita. Trata-se da Alice’s Shop, que já foi frequentada pela “verdadeira Alice” e hoje oferece relógios, bolsas, chaveiros e outros tipos de souvenires inspirados neste clássico da literatura.

E por falar em livros clássicos, outra loja que não pode ficar de fora de um bom roteiro de compras pela cidade é Blackwell’s Bookshop. Com mais de 200 mil títulos em estoque, a livraria é uma das principais do país e também organiza passeios literários pelo centro de Oxford durante o verão.

 

O QUE FAZER À NOITE EM OXFORD

Como toda boa cidade universitária, Oxford também tem vida noturna agitada, com direito a baladas moderninhas e tradicionais pubs britânicos. O célebre Kings Arms, por exemplo, foi construído em 1607 e permanece de pé até hoje – o que faz dele o pub mais antigo da cidade! 

Outro pub de importância histórica é o Lamb and Flag. Administrado pela St John’s College, ele já foi frequentado por ninguém menos que C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia.

Para quem prefere um ambiente mais agitado, a não decepciona: com capacidade para mais de 1200 pessoas, é a maior balada de Oxford! Outra opção é a The Bridge, onde jogos de luz, paredes de LED e três pistas de dança dedicadas à música eletrônica fazem a alegria de turistas e locais durante a madrugada.

COMO DAR GORJETA EM OXFORD

Assim como nas demais cidades do Reino Unido, em Oxford a gorjeta é opcional.

Mas é educado deixar 10% do valor da conta em bares e restaurantes. Se pegar um táxi, arredonde o valor final da corrida para cima.  

CURIOSIDADES SOBRE OXFORD

A maneira mais comum de se locomover pela cidade é de bicicleta, mas não se esqueça: no Reino Unido, eles usam a mão contrária para dirigir. Portanto, se resolver alugar uma bike, a atenção deve ser redobrada.


Diferentemente do que aconteceu em Londres, os prédios históricos de Oxford foram poupados por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque o ditador pretendia conquistar a Inglaterra e transformar a cidade na nova capital.

A rivalidade entre as universidades de Oxford e de Cambridge é imensa. Elas competem em tudo: desde quem possui o melhor centro acadêmico da Inglaterra até o tradicional Boat Race, competição de remo que ocorre desde 1829.

Inúmeras produções escolheram Oxford para dar vida a suas histórias.  O Resgate do Soldado Ryan, Harry Potter e a Ordem da Fênix, As Viagens de Gulliver  e Doutor Estranho são apenas alguns exemplos de filmes que tiveram cenas gravadas por lá.

CUSTO DE VIDA EM oxford


 

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:

Receba mais detalhes sobre esses programas ou conheça outras opções.

 

 

Siga-nos
COMPRE ONLINE
Maximizar aba
COMPRE ONLINE Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00, exceto feriados nacionais ou feriados do estado de São Paulo.


Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.

STB - Student Travel Bureau