• COMPRE PELO TELEFONE (11) 3038-1551

INTERCÂMBIO EM CAPE TOWN

INFORMAÇÕES ÚTEIS

TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 107

CÓDIGO DDI: 27

CÓDIGO DDD: 21

FUSO HORÁRIO: +5 horas em relação a Brasília

TEMPERATURA: no verão, a temperatura oscila entre 15ºC e 30ºC e, no inverno, entre 7ºC e 20ºC

VOLTAGEM: 220V

MOEDA: Rand

 

MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR A CAPE TOWN

Apesar das temperaturas relativamente amenas, o inverno na Cidade do Cabo tem dias chuvosos e nublados, enquanto o verão é bastante seco e ensolarado. Por outro lado, nesta época do ano a cidade fica mais cheia e, consequentemente, os preços tendem a subir. Por isso, é melhor visitar Cape Town durante as meias estações. 


No outono, por exemplo, os dias continuam ensolarados e a vegetação fica mais baixa do que no verão, proporcionando o cenário ideal para a observação da vida animal nos arredores da cidade. Já na primavera as ruas e parques ficam floridos, o dia dura mais do que no inverno e continua sendo possível observar as baleias-francas-austrais que migram para a costa sul-africana entre julho e novembro para dar à luz.

O QUE FAZER EM CAPE TOWN

Principal cartão postal de Cape Town, a Table Mountain tem mais de mil metros de altura e cerca de 3 km de extensão. Por isso, não importa em que ponto da cidade você esteja, basta olhar para o horizonte para avistá-la! Além dos teleféricos que realizam o trajeto em cerca de 5min, mais de 300 caminhos levam até o topo – onde é possível apreciar a vista e realizar trilhas.

De volta à cidade, não deixe de explorar a região do Victoria & Alfred Waterfront, um charmoso porto rodeado por lojas, restaurantes, marinas e museus. É lá, também, que está a famosa Torre do Relógio – ponto de referência para pegar os ferrys com destino à Robben Island, onde Mandela esteve preso durante 18 anos. Atualmente a ilha funciona como museu e é uma das atrações mais visitadas da cidade. Para continuar se aprofundando na história recente do país aposte no District Six Museum, mais uma testemunha do cruel regime de segregação racial que tomou conta da África do Sul na segunda metade do século XX.

O Cabo da Boa Esperança, ponto mais ao sudoeste do continente, também é um passeio imperdível na região.  Para chegar lá é preciso percorrer cerca de 70 km por uma estrada com vista privilegiada para o mar. No caminho vale fazer uma parada em Boulders Beach, lar de uma colônia com cerca de dois mil pinguins africanos ameaçados de extinção.

 

TRANSPORTE PARA O SEU INTERCÂMBIO EM CAPE TOWN

A cidade possui meios de transporte terrestres e aquáticos. Para utilizá-los, você deve adquirir um Opal Card, cartão eletrônico recarregável que dá acesso aos principais meios de transporte público. O cartão possibilita ao usuário comprar passagens promocionais, como preço fixo para um dia ou uma semana e descontos para uso de trem fora do horário de pico. 


O ônibus turístico passa pelos principais pontos da cidade e conta com audio guide em diversas línguas, inclusive português. Os tickets podem valer por um, dois ou três dias e os preços variam de R200 a R400, com desconto para quem optar por comprar online. 


Para utilizar o sistema rodoviário é preciso comprar o cartão Myconnect (à venda nos quiosques da MyCiTi espalhados pela cidade) e carregá-lo com dinheiro. O valor da viagem vai depender da distância em quilômetros percorridos, que é calculada quando você valida seu ticket no início do trajeto e novamente antes de desembarcar. Além disso, também é possível carregar o cartão com o passe mensal, que dá direito a realizar viagens ilimitadas (inclusive para o aeroporto!) por R780.

 

Apesar da obrigatoriedade, nem todos os taxistas da Cidade do Cabo usam taxímetro e muitos preferem trabalhar com preços tabelados. Por isso, certifique-se de combinar o preço com o motorista antes de começar a corrida para não ter uma surpresa quando chegar ao seu destino.

 

ONDE COMER EM CAPE TOWN

Além de ser uma cidade costeira, Cape Town está cercada por vinícolas. Por isso, a oferta de peixes, frutos do mar e vinhos a preços justos por lá é grande. O Cape Town Fish Market, por exemplo, é uma mistura de mercado de peixes com sushi bar e restaurante a la carte e tem algumas unidades espalhadas pela cidade. Outra opção para quem deseja provar as iguarias do mar é o Ocean Basket, um dos mais populares de Cape Town.

Para saborear a culinária típica do país o destino é o Africa Café. Localizado em uma casa simples no centro da cidade, o restaurante serve pratos característicos de diversas regiões, como o frango marinado da Tanzânia; a salada de brócolis do Marrocos e a sopa de legumes e algas do Senegal. E por falar em comida africana, um autêntico restaurante de culinária etíope, localizado no coração da cidade, também merece destaque. Trata-se do Addis in Cape, conhecido pela diversidade de especiarias utilizadas para temperar as carnes, peixes e legumes.

Quem procura por restaurantes mais sofisticados também encontra boas opções. Dentre elas o Asoka, que aposta na boa música (com direito a apresentações de jazz às terças-feiras) e na decoração intimista para atrair o público. Com opções para todos os gostos, os pratos são elaborados com base nos “cinco elementos” da natureza: Terra (comida vegetariana), Água (frutos do mar), Ar (aves), Fogo (carne) e Nirvana (sobremesa).

ONDE FAZER COMPRAS EM CAPE TOWN

Turistas e locais se misturam pelas lojas de antiguidade, feiras de artesanato, sebos, brechós e restaurantes da charmosa Long Street, um dos principais destinos de compras de Cape Town. Para quem prefere shoppings ou centros comerciais fechados, a dica é visitar o Victoria Wharf, um shopping localizado na região do Waterfront. Por lá é possível encontrar várias marcas famosas, como Gucci, Puma, Adidas, Pandora, Vans e MAC, por exemplo.

Os mercados de rua também fazem parte do cenário da cidade. Um dos mais famosos é o Neighboorhoods Market, que acontece aos sábados em um galpão abandonado. Além das comidas e cervejarias artesanais, o local também é ocupado por araras com roupas de designers locais, acessórios, sapatos e objetos de decoração. Outros mercados que valem a vista são o Craft Market e o Greenmarket Square, verdadeiro paraíso para quem curte artesanato típico.  

O QUE FAZER À NOITE EM CAPE TOWN

Para além das praias e das belezas naturais, você também poderá explorar a vida noturna animada de Cape Town durante o seu intercâmbio. E um dos melhores lugares para fazer isso é na Long Street.

Situada no coração cultural da cidade, a rua de prédios vitorianos que é sinônimo de boas compras durante o dia revela sua atmosfera boêmia quando o sol se põe. Destaque para o Beerhouse, bar que oferece 99 rótulos diferentes de cerveja; para o Waiting Room, rooftop que promove shows de música ao vivo em alguns dias da semana; e para o The Dubliner, um animado pub irlandês da região.

Ali perto, no 31º andar de um dos mais altos prédios de Cape Town, o Club 31 oferece, além de drinks elaborados e boa música, uma vista deslumbrante para a cidade iluminada. Outra dica é o Shimmy Beach Club, um renomado restaurante que  se transforma em casa noturna com o cair da noite. A localização estratégica da pista de dança (sobre um deck a beira mar) torna inevitável a comparação com Ibiza, principalmente durante as noites de verão, quando a casa costuma atingir sua lotação máxima. 

COMO DAR GORJETA EM CAPE TOWN

Dar gorjeta em Cape Town não é obrigatório, mas é de praxe deixar uma taxa de 10% de serviço em restaurantes. Para carregadores de mala em hotéis e aeroportos algo entre R5 ou R10 é o suficiente.

CURIOSIDADES SOBRE CAPE TOWN

A água na Cidade do Cabo é muito limpa. Tanto que há torneiras disponíveis até em áreas públicas para abastecer garrafinhas de locais e turistas.

Por ser um país de colonização inglesa, os motoristas dirigem na pista da esquerda. Ou seja, pedestres e turistas com carro alugado devem redobrar a atenção ao andar na rua!

Apesar de o inglês ser a língua oficial de Western Cape (onde fica a Cidade do Cabo), metade da população da região tem como primeiro idioma o Afrikaans, herança da colonização holandesa na região. 

Em 2014 a cidade foi eleita pelo New York Times como “a melhor cidade do mundo para visitar”.


 

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:

Receba mais detalhes sobre esses programas ou conheça outras opções.

 

 

Siga-nos
FALE CONOSCO
Maximizar aba
FALE CONOSCOMinimizar aba
  • COMPRE ONLINE
STB - Student Travel Bureau