A receptividade aos estrangeiros é apenas uma das características que atraem milhares de pessoas para visitar, estudar ou iniciar uma jornada de imigração (sozinho ou com a família) para o Canadá.
O processo de imigração envolve diversas etapas e exige planejamento. No entanto, o país oferece programas de imigração desenvolvidos pelo governo que ampliam as possibilidades para estrangeiros com qualificações profissionais.
Além disso, o Canadá possui agentes de imigração reconhecidos e credenciados pelo governo para oferecer consultoria e acompanhamento durante o processo. O STB é parceiro de agentes de imigração especializados e credenciados pelos governos locais.
Pra Quem
Existem diversos tipos e categorias de vistos. Portanto, não é possível traçar um perfil específico que garanta o sucesso no processo de imigração. Porém, existem alguns pré-requisitos básicos que podem facilitar a jornada:
• Inglês intermediário/avançado (francês para a província de Quebec);
• Conclusão do ensino médio;
• Idade máxima: 45 anos (recomendado, mas não restrito);
• Renda comprovada para cobrir o custo de vida relacionado ao programa e aos anos de moradia inicial no país.
Além dos requisitos básicos, cada visto possui requisitos correspondentes. Por exemplo, ter formação e/ou experiência acadêmica e profissional em uma das áreas listadas com alta demanda pelo governo canadense pode ser um diferencial para quem quer imigrar.
Como Funciona
O Canadá oferece diversas possibilidades e categorias de vistos, tanto de residência temporária quanto de residência permanente, sendo o Express Entry um dos mais populares entre quem busca imigrar de forma definitiva.
No entanto, o programa oferecido pelo governo canadense tem critérios de avaliação muito altos e nem todos conseguem se qualificar para o Express Entry direto do Brasil, sem antes ter vivido no Canadá e/ou recebido uma oferta de emprego local.
Uma estratégia comum entre os interessados em imigrar para o Canadá é de iniciar o planejamento por meio dos estudos, pois é uma maneira mais objetiva de iniciar o processo.
Inicialmente, é ideal criar um study pathway (planejamento acadêmico) de acordo com o perfil de cada estudante e necessidade/interesse de construir uma carreira no Canadá. Após essa jornada acadêmica, muitos estudantes buscam aplicar para o PGWP (Post-Graduation Work Permit), que permite trabalhar de maneira remunerada no país após a conclusão dos estudos.
Com formação acadêmica e experiência de trabalho no Canadá, fica mais fácil para o estudante se qualificar para a aplicação da residência permanente, o Express Entry.
Além disso, Canadá possui uma lista com as profissões que estão com demanda no país atualizada constantemente. Outra opção interessante é procurar por um curso em alguma das áreas ou profissões dessa lista.
É importante ressaltar que a imigração é um processo burocrático, regulamentado pelo governo. Por isso, o processo pode levar um certo tempo e as regras dos vistos estão sujeitas a alterações. Neste caso, o acompanhamento de um profissional especializado pode fazer toda a diferença para o sucesso do processo.
AGENTE DE IMIGRAÇÃO
O Canadá possui agentes de imigração credenciados e reconhecidos pelo governo para dar todo suporte e auxílio durante o processo de imigração, desde o planejamento inicial até a aplicação do visto correspondente junto às autoridades locais.
O STB é parceiro de um dos principais agentes de imigração canadense. Entre em contato com um de nossos consultores para mais informações.
PASSO A PASSO DA CONSULTORIA
• O STB fará um atendimento e filtro inicial para verificar se o perfil de cada estudante está dentro dos requisitos básicos para iniciar essa jornada.
• O estudante irá preencher um formulário com informações pessoais.
• A empresa de imigração irá agendar uma reunião para avaliar o perfil e formação do interessado e, com base nessa avaliação, irá traçar um planejamento acadêmico.
• O pagamento dessa taxa de consultoria é feito direto para a empresa de imigração.
CAMINHOS POSSÍVEIS
As possibilidades e oportunidades para brasileiros podem variar de acordo com os objetivos e qualificações de cada um. Abaixo, separamos três exemplos possíveis para estudantes brasileiros. Todos eles ressaltam a importância de contar com um especialista em educação internacional para traçar o melhor caminho para cada um individualmente. Confira!
Estudante A: 25 anos, solteiro, inglês intermediário, formado em administração no Brasil e com 2 anos de experiência de trabalho.