• COMPRE PELO TELEFONE (11) 3038-1551

Como funciona a graduação no Reino Unido

 O Reino Unido (composto pelos países Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) tem uma tradição quase milenar com o ensino superior. A universidade mais antiga no país foi fundada em 1096, e não é difícil encontrar instituições espalhadas pelas ilhas britânicas com muitos séculos de tradição e excelência na qualidade do ensino. Por ser mundialmente reconhecido pelo rigor acadêmico e contar com universidades de referência, o Reino Unido é um dos grandes centros internacionais de ensino superior. É importante se atentar às diferenças entre o sistema de ensino britânico e o brasileiro, para estudantes interessados em seguir uma carreira acadêmica lá. Na maioria dos casos, alunos brasileiros precisam fazer o Foundation antes de iniciar a graduação.

O QUE É O FOUNDATION?

 É essencial que o estudante internacional entenda a importância do Foundation Year. Ele serve como um ano de equiparação para que alunos que terminaram o ensino médio em escolas brasileiras possam ingressar em universidades na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. A graduação nestes países tem duração de três anos.

A exigência do Foundation existe pelo fato do ensino básico britânico contar com 13 anos de duração, enquanto o brasileiro tem 12 anos. Na Escócia, o sistema de ensino básico também tem duração de 12 anos, portanto a graduação tem duração de 4 anos e o Foundation não é necessário. Portanto, o Foundation não é considerado como o primeiro ano da graduação, mas sim um ano adicional de ensino antes do início da formação superior. Durante o programa, o estudante internacional se adapta ao sistema de ensino britânico, aprimora o idioma e desenvolve as habilidades pessoais, como independência e flexibilidade, para a vida universitária que segue o Foundation. 
 

QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE FOUNDATION?

 OPÇÃO ONE TO ONE

Nesta modalidade, o estudante fará o Foundation dentro da universidade onde pretende cursar a sua graduação. Desta forma, o estudante já estará inserido na universidade escolhida e, obtendo as notas necessárias para a progressão para o primeiro ano universitário, o aceite é garantido.  O STB possui diversas universidades parcerias, muitas das quais integram ao Russel Group – grupo seleto de universidades do Reino Unido, de renome mundial pelo comprometimento com a pesquisa e o desenvolvimento.

OPÇÃO ONE TO MANY

Nesta modalidade, o estudante não precisa ter uma universidade especifica em mente antes de iniciar o programa. Durante o Foundation, trabalhará com um mentor para que juntos definam uma lista de universidades que se encaixam no perfil do estudante e que sejam destaque no programa acadêmico que o estudante deseja. As instituições que oferecem o modelo One to Many especializadas no programa de Foundation e oferecem todo o suporte para o estudante internacional durante a adaptação ao Reino Unido, bem como, para a progressão para as universidades escolhidas pelo aluno.

Não são todos os estudantes brasileiros que precisam fazer o Foundation para iniciar a graduação no Reino Unido. Existem algumas exceções à regra. Confira abaixo:

1)  Estudante busca a graduação na Escócia;

2)  Estudante se formou no ensino médio com o currículo do IB Diploma ou A-Levels;

3)  Estudante já concluiu um ano de graduação no Brasil e deseja iniciar os estudos no Reino Unido, na mesma área de estudo.

Nestes casos, o estudante está apto a iniciar a graduação no Reino Unido diretamente, sem intermédio do Foundation.

QUEM É O ALUNO FOUNDATION?

- Recém-formado no ensino médio tradicional brasileiro;

- Inglês intermediário/avançado;

- Notas 6.0+/10;

- Aluno que almeja estudar nas melhores universidades do Reino Unido.

PRIMEIRO ANO INTERNACIONAL

 As universidades parceiras do STB trabalham com o Primeiro Ano Internacional, para os estudantes que não precisam fazer o Foundation – é o equivalente ao primeiro ano da graduação, mas também oferece suporte adicional aos estudantes, no quesito de adaptação ao sistema de ensino e ao país, reforço no inglês acadêmico e também as habilidades necessárias para concluir a graduação com sucesso – pesquisa independente, oratória e dissertações em inglês.

Principais Universidades Parcerias:

                  

                  

                  

                  

                  

                  

                  

                  

                  


 

ENTRE EM CONTATO COM A GENTE:

Receba mais detalhes sobre esses programas ou conheça outras opções.

 

 

Siga o STB
FALE CONOSCO
Maximizar aba
FALE CONOSCOMinimizar aba
  • COMPRE PELO WHATSAPP
STB - Student Travel Bureau