O teste de proficiência DELE é destinado a quem precisa comprovar nível de espanhol para facilitar a promoção ao trabalho e o acesso à educação, tanto na Espanha como em muitos outros países hispânicos.
Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são títulos oficiais que comprovam o grau de competência e domínio do idioma, conferidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. O Instituto Cervantes organiza as sessões de exame, enquanto a Universidad de Salamanca contribui para a realização dos exames e avaliações.
O sistema de certificação DELE pode ser feito em seis níveis de competência linguística estabelecidos no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas: Diploma DELE A1, A2, B1, B2, C1, C2.
É ideal para quem já sabe seu nível no idioma e deseja atestar seus conhecimentos, desde o A1 até ao C2. Os exames são compostos de quatro provas escritas, realizadas num centro de credenciado e em convocatórias fixas que o Instituto Cervantes comunica anualmente. Os testes correspondem à compreensão de leitura, compreensão auditiva, interação e expressão escrita além de expressão e interação oral.
O resultado é divulgado em até três meses após a realização do exame por meio do portal do Instituto Cervantes, sendo o candidato aprovado ou reprovado no nível escolhido.
Posteriormente, os candidatos aptos também recebem um diploma oficial impresso pela Fábrica Nacional de Moneda y Timbre (Real Casa de la Moneda).
Estudantes que desejam ter acesso à educação na Espanha e em outros países hispânicos.
Se candidatar a vagas de emprego em empresas cujo espanhol é a língua nativa.
Utilizar como certificação complementar para programas de ensino de língua estrangeira.
Estudantes que desejam atestar seu nível de proficiência no idioma.
Os diplomas DELE são certificados de proficiência em espanhol para não-hispânicos reconhecidos em todo o mundo por empresas privadas, câmaras de comércio e sistemas educacionais. Suas ferramentas avaliativas são consideradas altamente confiáveis e imparciais, comprovando a qualificação de profissionais no mercado de trabalho e a competência linguística de estudantes que pretendem candidatar-se a bolsas de estudos e especialização na Espanha e outros países hispano-americanos.
Diversas das empresas espanholas mais importantes, assim como as principais instituições de ensino superior, agências de cooperação internacional e fundações solicitam aos candidatos a concursos, bolsas de estudo e convocatórias de ajuda que apresentem o certificado DELE quando não for falante nativo do espanhol.
Já no Brasil, o DELE de nível intermediário é requisito para o acesso de bolsas de estudo pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério de Educação, destinada para pessoas interessadas em fazer mestrado ou doutorado em países de língua hispânica, e é bastante requisitado por grandes empresas que preparam funcionários que serão enviados para países de língua espanhola, como a Petrobras.
O curso preparatório DELE tem como objetivo preparar o estudante para obter o melhor desempenho no exame através de aulas e testes com as habilidades exigidas na prova: comunicação oral, escrita e leitura.
Também são feitos simulados e estratégias para realizar o exame de forma assertiva.
O aluno precisa atingir uma nota específica, de acordo com seu nível de idioma. No C1, por exemplo, a prova é pontuada de 0 a 100, e o aluno deve tirar no mínimo 33 pontos em cada seção para conseguir a aprovação. Este exame é composto por quatro provas:
Compreensão de leitura e uso da língua (90 minutos).
Compreensão auditiva e uso da língua (50 minutos).
Compreensão auditiva e expressão e interação escritas (80 minutos).
Compreensão de leitura e expressão e interação orais (20 minutos).
É importante ter uma boa nota em todas as habilidades do idioma testadas, tanto na parte escrita quanto na oral e auditiva. Vale ressaltar que o aluno perde pontos ao cometer erros de pontuação, ortografia, pronúncia e emprego de termos. Apesar disso, o resultado final não é numérico apenas, e o aluno recebe uma resposta de aprovado ou reprovado de acordo com o nível escolhido para o teste.
Temos uma equipe especializada pronta para te atender.
Para fazer o programa preparatório de algum teste, as escolas podem pedir um nível mínimo do idioma. Existem diversos níveis e as escolas fazem teste de nivelamento para colocar o estudante na sala adequada e de acordo com o teste que você pretende realizar.
O primeiro passo é buscar o especialista STB que vai te auxiliar a realizar esse objetivo. Nós faremos uma análise do seu perfil e entender o seu objetivo. Após isso, farão o intermédio com a escola parceira no exterior e auxiliaremos em todos os detalhes, seja na orientação se precisará de visto, documentos de viagem e dicas diversas.
Os programas preparatórios para exames podem ser com aulas exclusivas para a preparação do teste ou combinados com os cursos gerais de ensino de idioma e são oferecidos para preparar o estudante para exames em diferentes idiomas.
Os mais diversos destinos. No STB trabalhamos com todos os continentes e com portfólio muito amplo de escolas parceiras. Entre em contato com nossos especialistas para alinhar o melhor destino de acordo com suas preferências e objetivo.
A quantidade de tempo é relativa de acordo com o seu plano de estudo e objetivo final. Oferecemos programas a partir de 2 semanas e o especialista STB vai entender o seu objetivo para fazer uma relação de tempo necessária para conquistar seu objetivo de desenvolvimento do idioma e o teste que buscar conseguir a certificação. Há alguns cursos que já tem uma duração estipulada para concluir o programa preparatório. Sempre verifique com um especialista STB para montar o melhor plano de estudos.
Os especialistas do STB ajudarão durante todo esse trâmite a partir do momento em que a matrícula for iniciada. Cada tipo de curso possui uma exigência e você será orientado da melhor forma. Para cursos preparatórios, por exemplo, podem possuir exigência de nível de idioma e alguns duração específica.
A facilidade do intercâmbio de idiomas é poder se organizar da melhor forma, pois as datas de início são as mais diversas. O fator principal é determinar quando você terá a disponibilidade requisitada que um de nossos especialistas irá fazer a organização da melhor forma possível.
No STB, trabalhamos com as melhores escolas do mercado, e você poderá contar com diferentes opções de acordo com suas necessidades e preferência de destino. Um especialista STB vai te ajudar a escolher de acordo com seus principais objetivos com o intercâmbio, o idioma que deseja estudar, o teste que deseja fazer, a carga horária ou qualquer outra expectativa que você tenha em relação à viagem. E um grande benefício é que trabalhamos com diversas escolas que também são centros aplicadores dos testes de proficiência, otimizando e facilitando mais ainda a sua experiência no exterior.
A escolha da acomodação é algo muito pessoal e determinado pelos interesses e perfil do estudante. Aos que buscam uma imersão cultural na rotina diária de quem mora no destino, não se importam em seguir algumas regras, buscam custo-benefício e estão abertos compartilharem com as mais diversas formatações de famílias, a opção de Homestay pode ser excelente.
Já os estudantes que querem uma independência maior, não se importam em compartilhar áreas comuns e querem tem autonomia no preparo de sua alimentação, a residência estudantil pode ser a escolha certa.
Independente de qual tipo de acomodação for o escolhido, os especialistas do STB irão te proporcionar as informações necessárias para que a escolha certa seja feita.
Fale Conosco