STB - Student Travel Bureau

Escolha o intercâmbio de sua preferência:

Tudo para sua viagem
» Assine o Feed STB

Peru é o novo destino do STB para intercâmbio estudantil

  • Data: 23/11/2010 Fonte: RP1 Comunicação

  • Empresa firma parceria exclusiva com a Universidad San Ignácio de Loyola, que é referência em arte culinária na América Latina

    Aprender espanhol, explorar a cultura inca, visitar as ruínas de Machu Picchu, conhecer pessoas de vários países e ainda curtir as ondas de Chicama, a praia mais badalada de Lima. É isso que propõe o STB – Student Travel Bureau, líder nacional no segmento de turismo jovem e educação internacional, que acaba de firmar parceria com a renomada Universidad San Ignácio de Loyola (Usil). Com campi em Lima e Cuzco, a instituição, que tem como objetivo promover o empreendedorismo entre seus alunos e está entre as três melhores do país, é referência em arte culinária na América Latina.

    Com o acordo, o STB passa a oferecer cursos semestrais, em Lima e Cuzco, e de verão (entre quatro e cinco semanas), em Cuzco. Todos os programas contam créditos universitários para 22 áreas acadêmicas, entre as quais: Administração, Direito, Economia, Finanças, Gestão Ambiental, Marketing, Relações Internacionais, Turismo, Hotelaria, Arte Culinária e Gastronomia.

    Segundo o reitor da Usil, Ramiro Salas-Bravo, a civilização inca deixou traços culturais marcantes na culinária peruana, que nos últimos anos esteve entre os primeiros lugares da cozinha mundial. “Para se ter uma ideia, dos 15 melhores restaurantes de Nova York, três são peruanos”, conta.

    Para acompanhar a demanda crescente pelos cursos de Gastronomia, a Usil construiu a Escola de Chefes, considerada uma das melhores e mais modernas da América Latina e que conta com certificados internacionais da American Culinary Federation (ACF) e da ServSafe. A universidade oferece o curso em parceria com o renomado Paul Bocuse, referência mundial em alta gastronomia.

    O programa combina aulas práticas e demonstrativas com formação em gestão empresarial e treinamento vivencial e prepara o aluno para dirigir uma cozinha ou seu próprio negócio. As aulas são ministradas no campus de Lima, com instalações modernas e compatíveis com as melhores cozinhas do mundo. Professores do instituto francês fazem parte do corpo docente, reforçando a crença em intercâmbios.

    Salas-Bravo lembra ainda que, em 2001, os Estados Unidos eram o país que mais enviava turistas ao Peru. Depois da aliança para promover o turismo entre os países da América do Sul, em 2004, os visitantes sul-americanos passaram a liderar a visitação. “Em 2009, só o Brasil enviou mais de 70 mil turistas”, comemora.

    De acordo com o gerente de Higher Education do STB, Bruno Seixas, a empresa sempre busca grandes destinos e instituições qualificadas para a realização de intercâmbios culturais. Fatores como a proximidade com o Brasil, a não obrigatoriedade do passaporte para entrar no país, a riqueza cultural e histórica peruanas foram decisivos para que o Peru entrasse para o portfólio da empresa. “Consideramos ainda outras alianças estratégicas que a Usil tem no exterior: escola de hotelaria Hofmann (Espanha), Apicius (Itália), e ainda o Walt Disney World (EUA). Assim como o STB, a Usil é recrutadora exclusiva no Peru dos programas de trabalho da Disney”, relata.

    A seguir, exemplo de curso na Escola de Chefes:

    Curso: Especialização em Arte Culinária e Gestão de Restaurantes

    Descrição: programa no qual o estudante experimenta a vida real de um negócio gastronômico, tendo aulas no restaurante-escola da USIL, considerado um dos melhores restaurantes de Lima

    Duração: cinco meses
    Início: 5 de abril e 2 de agosto de 2011
    Carga horária: 625 horas
    Acomodação: quarto duplo na residência estudantil da universidade com banheiro privativo
    Regime de alimentação: sem alimentação
    Valor (somente a parte terrestre): a partir de US$ 7.325,00 - curso + acomodação.