• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

Universidades Americanas: Verdades e Mitos

Publicado em: 18/09/2015


18/09/2015

Ingressar em uma universidade americana é o sonho de muitos estudantes, mas boa parte deles acaba desistindo diante de tantas dúvidas que surgem. Existe vestibular? E as matérias, quais são? O diploma é válido no Brasil?

Para responder a essas e mais um sem fim de perguntas, o STB criou o University Counseling. Uma assessoria pra lá de especializada, que ajuda os estudantes a ingressarem nas melhores universidades dos Estados Unidos, tornando esse processo mais simples do que se imagina.

Se você curtiu a ideia, dá uma olhada em alguns mitos que o University Counseling desvendou e converse com nossos especialistas para sanar qualquer outra dúvida que ainda restar!

 

Mito:
- Somente os alunos nota 10 são aceitos em universidades de alto prestígio nos EUA. 
Verdade:
- O processo de admissão nos Estados Unidos envolve tanto critérios objetivos quanto subjetivos. As notas do ensino médio são um dos critérios objetivos e, claro, boas notas são bem-vindas. Mas o departamento de admissão das universidades faz uma análise equilibrada e holística do candidato, avaliando também a redação pessoal, as atividades desempenhadas fora da escola e as cartas de recomendação de professores.

 

Mito:
- Os dois primeiros anos nas universidades americanas são iguais para todos os alunos.
Verdade:
- Durante os dois primeiros anos, os estudantes, principalmente os que ainda não decidiram que curso de graduação farão, seguem o currículo do General Education. Esse currículo se refere a uma grade de matérias consideradas essenciais à formação do estudante, independente da sua área de estudo. Cada universidade determina sua grade curricular, mas, na grande maioria dos casos, são matérias relacionadas às áreas de matemática, ciências sociais, literatura e inglês.

 

Mito:
- Ivy League é o grupo das melhores universidades americanas. 
Verdade: 
- Ivy League é uma conferência atlética em nível universitário, ou seja, é uma congregação focada na pratica esportiva, e não na qualidade acadêmica. Integram esse grupo oito universidades privadas, todas localizadas no nordeste dos Estados Unidos e, sim, todas apresentam elevado prestígio científico, não só nos Estados Unidos, mas no mundo. São elas: Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, Princeton University, Yale University e University of Pennsilvania.

 

Mito:
- Community Colleges são universidades somente para alunos que possuem notas baixas.
Verdade:
- Community Colleges são instituições de ensino superior que oferecem somente os dois primeiros anos da graduação. O foco dessas escolas é democratizar o ensino, com custos mais baixos e critérios de admissão mais flexíveis. Ao concluir os dois primeiros anos, o estudante recebe o título de “Associate Degree” e pode se transferir para uma universidade, concluindo sua graduação e obtendo o “Bachelor Degree”.

 

Mito:
- Não é possível trabalhar durante a faculdade. 
Verdade:
- O estudante pode trabalhar até 20 horas por semana em atividades específicas dentro da própria universidade, ou até mesmo em outros locais com os quais a universidade tenha parceria. Entre essas atividades podem estar auxiliar alunos na biblioteca, ser um tutor para estudantes, coordenar um andar do dormitório estudantil, trabalhar na cafeteria, ser um salva-vidas, ajudar um professor na sua tese de mestrado, entre várias outras possibilidades.
Durante as férias de verão, que geralmente compreendem quatro meses (de maio a agosto), é possível participar de programas de estágio e, após a graduação, estudantes internacionais têm direito ao OPT – Optional Practical Training pelo período de um ano. 

 

Mito:
- Bolsas de estudos são oferecidas somente para atletas.
Verdade: 
- Não somente atletas são beneficiados com bolsas de estudo nas universidades americanas. Estudantes que não tem habilidades na área de esportes também podem ser selecionados para obter os chamados “scholarships”. Geralmente, esses “scholarships” são baseados em mérito, realizações extracurriculares, talento e/ou características específicas (tais como país de origem, área de estudo, etnia etc).

 

Converse com a gente:

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: