• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

Universidade no Exterior - conheça o passo-a-passo

O caminho que você deve seguir para ingressar em uma universidade no exterior não é o mesmo que aquele feito aqui no Brasil. Há algumas exigências que devem ser cumpridas e algumas diferenças existem, mas não se preocupe! Não é um bicho de sete cabeças!
 

Para facilitar o entendimento e ajudar você a ingressar em ótimas universidades, fizemos esse passo a passo, usando como exemplos os processos de ingresso em universidades dos Estados Unidos e Inglaterra.
 

1º passo – o perfil: Quem quer estudar em uma universidade no exterior deve cumprir alguns requisitos, como por exemplo, ter terminado o ensino médio, ter idade mínima de 17 anos, possuir inglês avançado (é necessário teste para comprovação e o mínimo exigido nos resultados é: IELTS 4.0 / TOEFL IBT 60) e ter histórico escolar com notas acima da média. Além disso, é muito importante que o aluno apresente interesse em estudar na universidade e esteja disposto a viver uma experiência acadêmica mais ativa.

 

2º passo – a escolha: Para que o aluno esteja apto a iniciar o curso é preciso passar por um período de “preparo”. Converse com nossos consultores para conhecer as melhores opções de Pathway/Universidades, de acordo com sua área de interesse e assim se preparar da melhor forma possível.
 

3º passo – a inscrição: Na hora de realizar sua inscrição junto à universidade é preciso preencher alguns documentos, além de providenciar cópias do passaporte, comprovação do teste de proficiência no idioma e tradução juramentada do histórico escolar. Alguns outros documentos como carta de intenção ou de indicação, comprovação de trabalho voluntário, entre outros, podem ser considerados também.
 

4º passo – a espera: Documentos entregues, o jeito é esperar! O período solicitado para resposta da universidade pode variar de 5 a 7 dias. Após ser confirmada a aceitação no Pathway e aceitação condicional ao curso de graduação na universidade, devem ser emitidos os documentos necessários para solicitação do visto de estudante.
 

5º passo – o preparo: O Pathway é um programa que, geralmente, dura de 3 meses a 1 ano e oferece as ferramentas necessárias para que o aluno tenha um bom desempenho na universidade. Durante o programa, o aluno poderá praticar o inglês acadêmico: para se familiarizar com termos e expressões; será introduzido às matérias específicas: permitindo maior contato com disciplinas de nível universitário, de acordo com a área de seu interesse; aprenderá técnicas de estudo: podendo se habituar a elaborar trabalhos, redações, resumos, seminários, além de praticar as melhores formas de tomar nota, trabalhar em equipe e responder avaliações. Em alguns casos, após realizar o Pathway é possível ser admito na universidade já no 2º ano, pois todo esse preparo já vale como o 1º ano de estudo.
 

6º passo – a universidade: Depois de tantos preparativos é chegada a hora de encarar de vez a universidade. Aproveite este período de grande aprendizado que fará toda a diferença em sua vida, principalmente, na hora de entrar no mercado de trabalho!
 

Para saber mais detalhes sobre as universidades no exterior, visite uma loja STB e converse com nossos consultores.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: