• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

Tudo sobre Intercâmbio

High School: um ano X um semestre. O que vale mais?

14/12/2015

 

A dúvida é recorrente para alunos e pais: é melhor estudar por um semestre ou por um ano letivo no exterior? Não existe resposta certa, mas sim uma série de pontos que devem ser avaliados.

 

A maturidade do estudante é um deles e, talvez, o ponto principal. Nem todos os alunos estão prontos psicologicamente para o programa, mas muitos vão se preparando durante a experiência no exterior, e isso é normal. Jovens muito apegados à família, que apresentam um perfil mais conservador e tem mais receio dos possíveis percalços que podem sofrer, conseguem ter mais confiança e benefícios no programa semestral. Saber que o programa terá uma data de retorno relativamente mais próxima ajuda o aluno a conter a ansiedade de estar em um ambiente completamente novo.

 

Aliás, é essa tranquilidade que vai fazer com que ele se adapte mais facilmente e até perceba que é capaz de seguir mais adiante com a experiência. Denis Florêncio, gerente de High School do STB, faz uma comparação simples e pertinente: “É como quando você começa a fazer um exercício físico novo, como corrida. É muito mais fácil começar correndo 200 metros. Em seguida, percebe que pode ir um pouco mais adiante. Depois de algum tempo, você já se sente confiante para correr uma maratona! A maior parte dos programas de High School possibilita que o estudante estenda sua estada no país uma vez que ele se sinta adaptado ao destino”.

 

O primeiro semestre letivo é o período mais crítico do programa em termos de adaptação, e há muitos altos e baixos. “O idioma ainda não está automático na mente do estudante, ele ainda não conhece a fundo a cultura em que está inserido, o que agrava o choque cultural. Para os estudantes que fazem só um semestre, os últimos 45 ou 30 dias são o ápice da experiência, pois finalmente se adaptaram e desenvolveram bem o idioma. Mas ao invés de ficar e aproveitar esse momento, eles tem de voltar para o Brasil”, diz Denis.

 

O processo de extensão do programa pode ser mais complexo quando já não há mais vagas na escola, ou a família que está hospedando o aluno já fez planos de receber outro estudante ou, ainda, não pretendem hospedar ninguém por um período maior. Isso pode dificultar a extensão do aluno e até mesmo inviabilizá-la.

 

Quem escolhe estudar por um ano letivo já sai do Brasil com acomodação confirmada por todo o período e, salvo imprevistos, permanecerá na mesma família. A escola também já se prepara para receber o aluno por um ano. “Cursar um período maior também abre chances para o aluno participar de atividades sazonais da escola. Algumas atividades são praticadas em épocas específicas do ano, como os esportes de inverno, e há também eventos como o baile de encerramento, que acontece apenas no final do ano”, lembra Denis.

 

Algumas localidades, por suas características geográficas, pedem uma estada maior para quem quer aproveitar ao máximo a experiência. Denis dá alguns exemplos: “No Nordeste dos Estados Unidos, por exemplo, o aluno que irá passar todo o ano letivo lá poderá experimentar a mudança de cor das árvores no outono, os eventos da época, como o Halloween e o Thanksgiving, presenciar o Natal nevado dos cartões postais e se divertir com as opções de esportes de inverno, inexistentes no Brasil. Há ainda lugares onde passar mais tempo é entender de verdade a vida e hábitos dos seus habitantes. No STB High School Escandinávia, por exemplo, os estudantes entrarão na rotina de viver em um lugar no qual o inverno e o verão são únicos e completamente opostos, algo que dificilmente vivenciarão novamente”.

 

Avaliar os objetivos, o perfil do estudante e os destinos é fundamental para que a experiência seja positiva em todos os sentidos.

 

Converse com nossos consultores e conheça os programas.

Voltar

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

O Atendimento Online do STB está disponível de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h00 às 13h00

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem para nós e receba informações detalhadas sobre nossos produtos.