STB - Student Travel Bureau

Escolha o intercâmbio de sua preferência:

Tudo para sua viagem

Passes de Trem

Viajar de trem pela Europa não é apenas uma questão de conforto, rapidez e economia. É também a maneira mais divertida de percorrer o continente na companhia de pessoas do mundo todo!

Nas viagens diurnas, você pode apreciar as paisagens européias através das amplas janelas dos vagões ou então, nas viagens noturnas, dormir em confortáveis 'couchettes' ou vagões leito, economizando tempo e dinheiro.

Para tornar esta aventura realmente econômica, compre seus passes no STB antes de sair do Brasil!

Existem diversos tipos de passes de trem. Conheça a seguir tudo o que você precisa saber para buscar o bilhete ideal para a sua viagem.

10 motivos para viajar de trem

  • 1. O passageiro tem a liberdade de montar seu próprio itinerário e ficar mais ou menos tempo onde ele quiser.
  • 2. Economia em acomodações fazendo viagens noturnas.
  • 3. É possível apreciar paisagens de florestas, montanhas e campos, acessíveis somente viajando de trem.
  • 4. Poltronas espaçosas, bares e bistrôs.
  • 5. Viagens sem atrasos uma vez que as partidas são pontuais. Além disso, os trens operam os 365 dias do ano, chovendo ou nevando.
  • 6. As estações são centrais e o passageiro pode sair e chegar no centro de uma cidade.
  • 7. Famílias ou amigos viajando juntos economizam dinheiro quando compram um passe SAVER. Crianças com menos de 12 anos pagam meia tarifa e pessoas com mais de 60 anos possuem tarifas especiais em diversos passes.
  • 8. Telefones, vídeos, computadores… o passageiro pode usufruir de tudo isso dentro de um simples vagão.
  • 9. O viajante pode chegar na estação minutos antes do embarque, não desperdiçando muito tempo como nos aeroportos e consequentemente aproveitando mais o local que está visitando.
  • 10. Os trens são meios de transporte menos poluentes e contribuem com a preservação ambiental.

Passes: Consecutivos e Flexíveis

Existem dois tipos de passes de trem: para dias consecutivos e os flexíveis.

Consecutivos:Os passes são válidos por uma quantidade de dias que se contabilizam de maneira consecutiva. Exemplo: Se o passe é consecutivo de 15 dias, a partir da primeira viagem de trem, o passageiro pode fazer embarques ilimitados em todos os dias de duração do passe.

Flexíveis:Os dias não são necessariamente contados de maneira consecutiva e podem ser usados em dias alternados durante o período determinado no passe. Exemplo: Se o passe é de 10 dias em 02 meses, o passageiro pode viajar os 10 dias, consecutivos ou não, dentro do período de 02 meses. Os donos de passes flexíveis devem ingressar à tinta a data do dia que está utilizando o passe.

O bilhete ideal para cada roteiro

Eurail Global Pass: cobre viagens em quaisquer dos 24 países com ferrovias administradas pela RailEurope, em dias consecutivos ou dentro de um período de até três meses.

Eurail Select Pass: permite viagens de trem (ou por via marítima) em quatro países que fazem fronteira entre si. (Clique aqui para saber os países considerados fronteiriços para o Select Pass).

Passes Regionais: ideais para quem pretende explorar uma região da Europa em particular. Geralmente, incluem 02 países.

Passes Nacionais: indicados para passageiros que vão percorrer diversos trechos dentro de um só país.

Passes da categoria SAVER: para grupos de 2 a 5 pessoas que viajarão juntas em todos os itinerários. É uma opção mais barata.

Passes Youth: Tarifas especiais na segunda classe, para passageiros de 12 até 25 anos de idade na data de validação do passe.

Tipos de Trem

Panorâmicos: trens charmosos que fazem viagens pela Noruega, Áustria, Suíça e Itália. Possuem janelas grandes para que o passageiro possa curtir os detalhes das paisagens.

Alta Velocidade: ideais para os viajantes que desejam chegar rápido ao destino. Os trens podem chegar a 350 km/h.

Noturnos: são os famosos trens-hotéis, que unem longas distâncias, permitindo ao passageiro economizar tempo e dinheiro, já que se pode dormir enquanto viaja, poupando uma noite de hotel. Possuem cabines simples para até 06 pessoas e cabines de luxo para 01 ou 02 pessoas.

Regras para Crianças

Na maioria dos passes de trem, crianças de 04 até 11 anos na data da validação do passe pagam metade da tarifa do adulto.

E para crianças de até 03 anos na data da validação do passe, a tarifa é gratuita, caso ela dividida acomodação, assento ou leito com um passageiro adulto.