STB - Student Travel Bureau

Escolha o intercâmbio de sua preferência:

Tudo para sua viagem

Quer saber o que acontece de interessante no universo de Viagens, Turismo e Intercâmbio?

Você conhece a diferença entre uma pós-graduação e um MBA?



Data: 06/10/2011 Fonte: STB

O MBA é uma pós focada no mundo dos negócios, mas poucos sabem identificar qual opção é mais adequada para sua carreira



Investir no ensino superior qualificado é uma tendência no mercado atual, e as opções de cursos disponíveis para os profissionais já formados aumentam a cada dia. Junto com elas, aumentam as nomenclaturas para se referir aos cursos de ensino superior: extensão universitária, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado... Já explicamos aqui a diferença entre uma pós-graduação e uma extensão universitária, mas o termo MBA, já bastante difundido nos Estados Unidos, foi importado para o Brasil há menos tempo, sem deixar muito claro o que é. Para entender o conceito do MBA, é preciso primeiro entender os diferentes tipos de pós-graduação. Então explicamos:


Pós-graduação
Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica, direcionado para o mercado de trabalho. É indicado para profissionais de diferentes áreas que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado.

Já o Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados. Este tipo de pós e é indicado para quem deseja seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário. O mestrado costuma vir ‘antes’ do doutorado, que é mais complexo, exige maior dedicação do aluno, e maior aprofundamento no assunto defendido na tese de conclusão do curso.

MBA
Significa Master Business Administration. Nada mais é do que uma pós-graduação Lato Sensu, ou seja, que direciona para a especialização, o aperfeiçoamento em uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho. Mas então por que não chamamos de pós? Porque o MBA se refere especialmente à área de business, ou seja, de negócios e gestão empresarial. É indicado para profissionais com ao menos 3 anos de experiência profissional e com presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.

O termo MBA nasceu nos Estados Unidos, e várias escolas e universidades renomadas oferecem este curso no exterior. Já no Brasil, muitas escolas oferecem o MBA descaracterizado, com pouca ligação às raízes da administração de negócios. Portanto, o melhor caminho para o profissional que deseja fazer um MBA é o intercâmbio.

O que fazer para ingressar em um MBA no exterior?
A lista de documentos e de exames necessários varia de acordo com cada universidade, mas geralmente é preciso provar que você domina bem o inglês através de um teste de proficiência como o TOEFL, e que é capaz de raciocínios lógicos, através de testes como o GMAT. Cheque em uma loja do STB qual é a documentação exigida pela escola em que você deseja ingressar, e aproveite para conhecer as opções de cursos preparatórios específicos para estes exames de admissão.

O STB possui um serviço exclusivo de consultoria para te ajudar a alcançar suas metas e objetivos profissionais através da educação internacional. Agora que você já conhece os tipos de cursos disponíveis para turbinar a sua carreira, passe em uma loja do STB para encontrar a melhor opção para você!


Categoria: Estudo