• Mapa
  • Televendas (11) 3038-1551

High School - Currículo IB International Baccalaureate

O IB é um currículo internacional que cobre desde os primeiros anos de estudo até a formatura do aluno no ensino médio. Criado em 1968 na Suíça, o currículo e seu diploma é hoje oferecido em quase 4 mil escolas em 140 países. Instituições de ensino só podem aplicar o currículo para seus estudantes após autorização prévia da International Baccalaureate Organization, em um processo que dura em média três anos. O objetivo é assegurar que, em qualquer parte do mundo, alunos matriculados em uma escola IB tenham o mesmo padrão de ensino. Esse cuidado com a qualidade e o conteúdo programático que busca formar cidadãos do mundo, com pensamento crítico e capacidade de análise intercultural, tem atraído os melhores estudantes do mundo. O currículo desafiante e compreensivo fez com que o IB Diploma seja aceito pelas melhores universidades do mundo, independente de validação prévia. 

O currículo IB

São quatro blocos acadêmicos diferentes, cobrindo alunos entre 3 e 18 anos: Primary Years Programme (PYP), o Middle Years Programme, o IB Diploma Programme e o IB Career-related Programme. 

Diploma Programme

O diploma foi o primeiro bloco acadêmico criado, ainda nos anos 1960s. Compreende os últimos dois anos do ensino médio e é dividido em seis áreas do conhecimento, ou grupos 1 a 6.

Grupo 1: Língua A
Grupo 2: Língua Estrangeira
Grupo 3: Indivíduos e Sociedades
Grupo 4: Ciências Experimentais
Grupo 5: Matemática
Grupo 6:  Artes ou uma matérias adicional

Além de cursar ao menos uma matéria de cada grupo acima, os alunos participam de três atividades adicionais durante os dois anos do programa Diploma:

TOK: teoria do conhecimento. Matéria que explora as diferentes maneiras de aquisição de conhecimento e de que forma o aplicamos. 

CAS: Creativity, Action and Service é o componente do diploma que se preocupa no envolvimento do aluno em serviços comunitários, atividades artísticas ou prática esportiva. Em geral, 3h por semana devem ser dedicadas às atividades CAS.

Trabalho escrito estendido (Extended Essay): pesquisa independente feita pelo aluno a partir de temas pré-definidos pela organização IB. O resultado deve ser apresentado em forma de um ensaio de até 4 mil palavras. 

Número de anos da educação básica

A educação básica é composta por 12 anos: PYP ao 2º ano do IB Diploma.

Número de anos do ensino médio

11th e 12th grade (também conhecidos IB Diploma).

Equivalência entre série e idade

Primary Years Programme 

1st grade: 7 anos
2nd grade: 8 anos
3rd grade: 9 anos
4th grade: 10 anos
5th grade: 11 anos

Middle Years Programme 

6th grade: 12 anos
7th grade: 13anos
8th grade: 14 anos
9th grade: 15 anos
10th grade: 16 anos

Diploma Programme

11th grade: 17 anos
12th grade: 18 anos

Método de avaliação do IB Diploma

Todas as matérias, com exceção do CAS, são avaliadas internamente por professores da escola, e externamente por meio de exames oficiais da organização IB, aplicados em todo o mundo. Cada avaliação atribui uma nota ao estudante entre 1 e 7.  É possível ainda conseguir até 3 pontos extras a partir da correção do Trabalho Escrito Estendido (Extended Essay) e do desempenho na matéria TOK. A pontuação máxima total do IB é de 45 pontos. 

Equivalência: 
7: A*
6: A
5: B
4: C
3: D 
2: E 
1: F

A nota mínima para que o estudante seja aprovado é 24 pontos, ou seja, ao menos 4 em cada uma das matérias. O IB Diploma conta também com outros requisitos básicos que o consultor STB poderá explicar em maiores detalhes. 

Testes oficiais para universidade

O resultado em pontos dos exames IB é analisado pela universidade para, entre outros fatores, decidir se o aluno será aceito. O aluno pode programar para que a organização IB envie os resultados diretamente às universidades desejadas assim que forem liberados.

Como um aluno obtém um diploma IB? Preciso ter sempre estudado em uma escola que oferece o currículo IB?

Para obter o diploma é necessário apenas cursar os dois últimos anos do programa, o bloco acadêmico conhecido como IB Diploma Programme. No entanto, o aluno deve terminar os dois anos do programa, em geral na mesma instituição, para que seja concedido o diploma. 

Por que o currículo IB?

Amplamente aceito por universidades de todo o mundo, o currículo busca formar cidadãos que compreendem diferentes pontos de vista e que estão aptos a aplicar conhecimento de diferentes áreas na solução de uma mesma questão. O programa se adapta a um mundo globalizado, já que busca fornecer ao estudante uma visão supranacional, ao mesmo tempo em que encoraja a compreensão da identidade individual de cada aluno.

Voltar

 

 

 

Siga-nos

;
FALE AGORA COM A GENTE!
Maximizar aba
FALE AGORA COM A GENTE! Minimizar aba

Preencha os campos abaixo para iniciar o atendimento: